De acordo com o Comitê, todo o projeto representa “a elegância e a criatividade da arte francesa, trasmitindo a ambição inovadora e ousada de Paris 2024”. Representados sob as formas de brasões, os desenhos também simbolizam uma inovação estilística, que celebra a união das diferentes comunidades esportivas durante os Jogos.
O programa do megaevento será composto por 22 modalidades: badminton, bocha, futebol de cegos, goalball, judô, canoagem, hipismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, basquete em cadeira de rodas, tiro com arco, atletismo, halterofilismo, vôlei sentado, natação, remo, tiro esportivo, taekwondo, triatlo, rúgbi em cadeira de rodas e ciclismo. No entanto, há 23 pictogramas, pois o Comitê Organizador fez um para o ciclismo de estrada e outro para o de pista.
A tabela completa dos Jogos de Paris 2024, com o horário local, está disponível neste link e sujeita a alterações até o final do evento. A capital francesa está quatro horas à frente de Brasília.
As primeiras medalhas serão entregues neste mesmo dia no taekwondo (três medalhas), natação (16 medalhas) e ciclismo (quatro medalhas). Ao todo, 23 medalhas serão entregues no dia 29 de agosto.
A competição contará com um número recorde de medalhas para mulheres. No dia 8 de setembro, o último do megaevento, a maioria das disputas será feminina. Quatorze medalhas serão concedidas para elas, em disputas de basquete em cadeira de rodas, halterofilismo, atletismo e canoagem.
Os ingressos para os Jogos de Paris 2024 começarão a ser vendidos ainda neste ano, com valores a partir de 15 euros (aproximadamente R$ 83 na cotação atual).
*Com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)