Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Potiguar Rosi Andrade é bronze no Grand Prix de judô paralímpico de Tóquio

Rosi Andrade aplica golpe em adversária durante combate no Parapan de Santiago | Foto: Washington Alves/CPB

A judoca potiguar Rosi Andrade, 26, conquistou na madrugada desta segunda-feira, 4, a medalha de bronze no Grand Prix de Tóquio, no Japão, quarta e última etapa do Circuito Internacional realizado pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês) no ano.

Campeã dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, no mês passado, Rosi subiu ao pódio de todas as competições da categoria até 48kg para atletas J1 (cegos totais) desde o ano passado, quando foi prata no Campeonato Mundial de Baku.

Outros quatro brasileiros lutaram no primeiro dia de lutas no Japão, mas ficaram pelo caminho e terminaram sem medalhas: Lúcia Araújo (57kg J2), Elielton Oliveira (60kg J1), Thiego Marques (60kg J2) e Harlley Arruda (73kg J1).

O torneio continua nesta segunda-feira, com mais três judocas da Seleção Brasileira em ação: Marcelo Casanova (90kg J2), Rebeca Silva (+70kg J2) e Larissa Silva (57kg J1).

Os combates estão sendo transmitidos ao vivo pelo canal da IBSA no YouTube.

Na edição anterior do Circuito Internacional, realizada em Baku, no Azerbaijão, no fim de setembro, o Brasil fechou sua campanha na terceira colocação geral, com sete pódios: dois ouros, três pratas e dois bronzes. Na primeira, em Almada (Portugal), em janeiro, o Brasil foi campeão com 15 medalhas ao todo. Na segunda, em Alexandria, no Egito, a Seleção ficou na quinta colocação, subindo ao pódio seis vezes.

Todos esses eventos contam pontos para o ranking mundial, principal critério de distribuição de vagas da modalidade para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Em Paris 2024, o judô contará com 148 vagas, sendo 102 diretas via colocação do ranking.

O atual ciclo paralímpico começou a contar pontos a partir do Campeonato Europeu de 2022 e serão válidas competições até junho de 2024. A princípio, haverá três etapas do Grand Prix IBSA antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024: Heidelberg, na Alemanha, em fevereiro, Antalya, na Turquia, em abril, e Tbilisi, na Geórgia, em maio.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do udô.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Rosi Andrade é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery