Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Meeting Paralímpico Loterias Caixa passa por três cidades em sete dias; veja a programação da semana

Atletas disputam prova de velocidade no Meeting de Brasília | Foto: Ale Cabral/CPB
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulga os resultados de missões brasileiras em competições realizadas no último final de semana, dos dias 1º e 2 de outubro, bem como a programação de eventos, organizados pelo CPB e/ou com participações de atletas do país, que ocorrerão até domingo, 9. Confira:

Sesi/SP conquista Campeonato Brasileiro de goalball 
O Sesi/SP conquistou os títulos do Campeonato Brasileiro feminino e masculino de goalball na sexta-feira, 30, e sábado, 1º, respectivamente. A equipe feminina derrotou o Cetefe/DF, por  5 a 3, enquanto a masculina venceu o mesmo adversário por 7 a 3. Ambos os jogos foram transmitidos, ao vivo, pelo SporTV 3. 

O time feminino do Sesi chegou ao seu quinto troféu da competição (2013, 2016, 2017, 2019 e 2022). Já o masculino faturou seu terceiro (2017, 2019 e 2022). 

Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Brasília
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa chegou ao Centro-Oeste brasileiro neste último sábado, 1º, com provas de atletismo, natação e halterofilismo em Brasília (DF). 

As competições de atletismo e halterofilismo aconteceram no Centro Integrado de Educação Física (CIEF), enquanto as de natação ocorreram no Clube do Exército. No Distrito Federal, 136 atletas com deficiência estão inscritos nas provas de atletismo, 60 nas de natação e 21 nas de halterofilismo.

Durante o evento, o nadador Gabriel Bandeira (classe S14 – para atletas com deficiência intelectual), campeão paralímpico e mundial, faturou cinco medalhas de ouros. As conquistas foram acompanhadas de perto da sua avó, Dona Carmem Lúcia Bandeira, que foi homenageada pelo atleta quando conquistou o primeiro lugar nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 nos 100m borboleta.

Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Goiânia
O Meeting continua no Centro-Oeste brasileiro e desembarca em Goiânia (GO) na próxima quarta-feira, 5, com disputas de atletismo e natação. Ao todo, 119 atletas estão inscritos para esta que será a última etapa na região. 

As provas de atletismo contarão com 97 atletas e serão na Universidade Federal de Goiânia – Faculdade de Educação Física e Dança, já as de natação terão 22 participantes, no Centro de Cultura, Esporte e Lazer da Advocacia de Goiás (CEL da OAB). 

O atletismo contará com a presença de alguns medalhistas paralímpicos e mundiais como Daniel Martins (T20), Jardênia Felix (T20), Lorena Spoladore (T11), Lucas Prado (T11), Marco Aurélio Borges (F57), Rayane Soares (T13), Verônica Hipólito (T37), Silvânia Costa (T11).

Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Belo Horizonte
Belo Horizonte (MG) será a terceira sede do evento em sete dias e a primeira do Sudeste nesta temporada. A capital mineira vai receber competições de atletismo, natação e halterofilismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no próximo sábado, 8. 

Após Belo Horizonte, o Meeting terá passado por dez cidades do país em 2022. Campo Grande, Amapá, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Aracaju também já receberam o evento neste ano. 

Mundial de rúgbi em cadeira de rodas 
A Seleção Brasileira de rúgbi em cadeira de rodas vai participar pela primeira vez do Campeonato Mundial da modalidade, que será disputado na Dinamarca, entre os dias 10 e 16 de outubro. 

A equipe brasileira está no Grupo B, junto com Japão, Austrália, Canadá, Dinamarca e Colômbia. O primeiro jogo será contra os donos da casa, que ocupam a 7ª posição no ranking internacional.

O Brasil será o único estreante no Mundial. A inédita vaga para a competição foi conquistada durante o Campeonato das Américas, disputado em Medellín, na Colômbia, no último mês de março. À ocasião, o Brasil conquistou o bronze após uma vitória emocionante sobre a seleção anfitriã por 54 a 52. Os Estados Unidos faturaram a medalha de ouro e a prata ficou com o Canadá.

Copa das Nações de goalball
As Seleções feminina e masculina de goalball do Brasil embarcam esta semana rumo a Berlim, na Alemanha, onde vão disputar, de 7 a 9 de outubro, a Copa das Nações, torneio que reunirá alguns dos principais países participantes do próximo Campeonato Mundial, marcado para dezembro, em Portugal.

Vale ressaltar que a Seleção masculina é a atual campeã paralímpica e bicampeã mundial, enquanto a feminina conquistou a última edição do Campeonato das Américas. 

Aberto Paralímpico de tênis de mesa paralímpico
Os eventos internacionais de tênis de mesa paralímpico retornam ao Brasil, a partir da próxima sexta-feira, 7. O Aberto Paralímpico do Brasil, competição fator 20, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), marca a volta dos desafios internacionais oficiais ao país, após cinco anos de ausência. A última vez que um torneio da Federação Internacional foi disputado em solo brasileiro aconteceu em 2017, no Aberto Olímpico, também realizado na capital paulista.

O torneio de São Paulo terá três dias de duração e reúne 37 atletas de outros 11 países (Argentina, Holanda, Peru, França, Reino Unido, Panamá, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Chile e Equador). Mas é a delegação brasileira que se sobressai: ao todo, 62 mesatenistas do Brasil estarão na disputa. 

Brasileiros principal e sub-23 de badminton paralímpico
O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, sedia o VII Campeonato Brasileiro de badminton paralímpico, entre os dias 6 e 9 de outubro. Além desta competição, a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) também realizará, nas mesmas datas e no mesmo local, o II Campeonato Brasileiro “Diego Mota”  sub-23 da modalidade. 

O VII Brasileiro terá 104 atletas de 14 estados (AM, CE, DF, GO, MA, MG, PB, PE, PI, PR, RJ, SC, SE, SP), sendo 76 homens e 28 mulheres. A competição será dividida em fase de grupos, com as finais em simples e duplas reservadas para domingo, 9. 

Já o Brasileiro sub-23 chegará à sua segunda edição, após estrear em 2021. O nome do torneio é uma homenagem a Diego Mota, fisioterapeuta e classificador funcional, morto em um acidente de trânsito em novembro de 2020. 

Patrocínios 
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa. 
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O rúgbi em CR é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O goalball é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O badminton é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
Os atletas Jardênia Felix, Lucas Prado, Marco Aurélio Borges, Silvânia Costa e Gabriel Bandeira são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery