O VII Brasileiro terá 104 atletas de 14 estados (AM, CE, DF, GO, MA, MG, PB, PE, PI, PR, RJ, SC, SE, SP), sendo 76 homens e 28 mulheres. A competição será dividida em fase de grupos, com as finais em simples e duplas reservadas para domingo, 9.
Já o Brasileiro sub-23 chegará à sua segunda edição, após estrear em 2021. O nome do torneio é uma homenagem a Diego Mota, fisioterapeuta e classificador funcional, morto em um acidente de trânsito em novembro de 2020.
Dentre os participantes do Brasileiro sub-23, haverá seis alunos da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), projeto de iniciação em modalidades paralímpicas para crianças e jovens de 8 a 17 anos.
A Escolinha será representada por Vinícius de Oliveira, da classe SH6 (atletas com baixa estatura); Matheus Augusto (SH6); Gabriel Costa (SH6); Arthur Dias (WH1, cadeirantes); David Lima (SU5, atletas com deficiência nos membros superiores); e Felipe Peterli (SU5).
A Escola é realizada pelo CPB desde 2018 e, atualmente, são oferecidas aulas em 13 modalidades: atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.
Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.
As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.
Patrocínios
O badminton é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
A Escola Paralímpica de Esporte conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)