O Meeting Paralímpico Loterias Caixa, evento organizado e realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reunirá cerca de 200 competidores em provas de atletismo, natação e halterofilismo na cidade de Aracaju, Sergipe, neste domingo, 24.
As disputas de atletismo, com 99 participantes, ocorrerão na pista e no campo da Universidade Tiradentes (Unit), enquanto os 58 nadadores e os 36 halterofilistas competirão no Parque Aquático Zé do Peixe, totalizando 193 inscritos no evento. Haverá provas válidas pelas Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias e dos Intercentros, bem como de alto rendimento.
Entre os atletas da elite do paradesporto nacional está o halterofilista Ailton de Souza, 39, da categoria até 80 kg. Natural de Mamanguape (PB), cidade a 52 km de João Pessoa e a 655 km de Aracaju, o atleta mora há seis anos na capital sergipana.
Campeão no Parapan de Santiago 2023, Ailton está em busca de uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Ele terminou o ano passado em oitavo no ranking mundial, com a marca de 191 kg levantados. Já no ranking específico para o megaevento na capital francesa, o paraibano está em 11º (187 kg).
De acordo com os critérios de entrada para Paris, Ailton deveria estar entre os oito primeiros dessa lista e ser o melhor brasileiro, já que só pode ter um competidor por nação em cada categoria da modalidade. Atualmente, o melhor halterofilista do país entre os homens de até 80 kg é o catarinense Ezequiel Correa, 10º, com 188 kg suportados em Dubai no início deste mês.
Antes de o ranking ser fechado, ainda haverá uma etapa da Copa do Mundo, em Tbilisi, na Geórgia, no final de junho. Esta competição, que é caminho obrigatório para os Jogos Paralímpicos 2024, será a última com marcas válidas para Paris. Ailton afirmou que o Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Aracaju será um teste para o torneio no leste europeu.
“Além disso, o Meeting também é importante para divulgar o Movimento Paralímpico em nossa cidade. É sempre importante receber eventos como esse aqui em Sergipe”, afirmou o halterofilista, que teve paralisia infantil e sofreu uma atrofia em sua perna esquerda.
A competição na capital sergipana também receberá jovens talentos da natação, como Lucas Bezerra da Silva, 13, medalha de prata nos 50m livre da classe S14 (deficiência intelectual) na Fase Nacional das Paralímpiadas Escolares 2023. À oportunidade, ele fez a prova em 34s67. “O esporte foi transformador na vida dele. Lucas é um menino muito responsável e muito focado. Para ter os melhores resultados, ele já entendeu que precisa comer bem e dormir de forma adequada”, explicou a professora Miralda Bezerra, mãe do nadador.
Lucas é aluno do Centro de Referência de Aracaju, projeto do CPB que aproveita espaços esportivos em todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a base até o alto rendimento. No local, ele é treinado pelo professor Ivan Secundo, que elogiou a volta do Meeting a Sergipe. O estado recebeu o evento pela última vez em 2022.
“É uma oportunidade de visibilidade para nossos atletas. O Meeting é uma porta de entrada para outras competições e o evento paralímpico mais importante em nosso estado. Tem um valor inestimável para nós”, finalizou o técnico.
Além de Aracaju, também haverá etapa do Meeting em Goiânia, Goiás, com 110 atletas no sábado, 23. Serão 72 competidores nas provas de atletismo, que acontecerão na Universidade Federal de Goiás, e 38 na natação, no Centro de Esporte e Lazer da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Salvador (BA) e Campo Grande (MS).
Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Aracaju podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço:
Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Aracaju
Data: 24 de março, a partir das 8h
Natação e halterofilismo
Local: Parque Aquático Zé Peixe
Endereço: Rua Campo Do Brito, s/n, Treze de Julho – Aracaju
Atletismo
Local: Universidade Tiradentes (Unit)
Endereço: Av. Murilo Dantas, 300, Farolândia- Aracaju
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)