Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Medalhista paralímpica Verônica Hipólito duela com fã por pódio na 2ª Fase Nacional de atletismo

Verônica Hipólito, ao centro, disputa prova no CT Paralímpico; Marcelly Pedroso é a 2ª à direita | Foto: Ale Cabral/CPB
Quando a velocista Verônica Hipólito conquistou a medalha de prata nos 100 m e a de bronze nos 400 m, da classe T37 (para atletas com deficiência motora), nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, Marcelly Pedroso tinha apenas 13 anos. Hoje, a medalhista paralímpica está com 26 anos e a jovem, com 19. E as duas paulistanas vão se enfrentar nos 100 m na pista do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, durante a 2ª Fase do Circuito Nacional de atletismo, competição que ocorrerá nos dias 18 e 19 de junho. 

Cerca de 300 atletas irão disputar as provas nos três dias de evento. Além de medalhistas nos Jogos do Rio 2016, como é o caso da própria Verônica e de Daniel Martins, a 2ª Fase do Circuito também vai reunir campeões de Tóquio 2020, a exemplo de Beth Gomes, Alessandro da Silva, Wallace dos Santos, Silvânia Costa e Claudiney dos Santos

Jovens promessas da modalidade também estarão presentes. Entre elas, Marcelly, que é da mesma classe de Verônica, e não esconde a sua admiração pela atleta. “É uma inspiração correr com a Verônica e com as meninas da minha geração, que estão vindo forte. Competir com essa galera me dá vontade de voar cada vez mais longe”, disse a paulistana, que representará o clube IEMA no Circuito. 

E, de fato, Marcelly já tem conseguido resultados expressivos nacional e internacionalmente. No último Campeonato Brasileiro da modalidade, disputado no CT Paralímpico, no início de maio, ela se sagrou campeã nacional nos 100 m, inclusive superando Verônica, que ficou com a medalha de bronze. A jovem também conquistou os títulos dos 200 m, prova em que quebrou o recorde da competição, e dos 400 m, na qual estabeleceu a melhor marca do Brasil  (1min12s11) – o antigo recorde também era dela: 1min13s80, registrado em 2021. 

Em nível internacional, no último dia 27 de maio, Marcelly fez o quarto tempo do mundo no ano nos 100 m. No Grand Prix de Nottwil, na Suíça, ela percorreu o percurso em 14s15 e só foi superada pela francesa Mandy Francois-Elie, que é a dona da melhor marca de 2022 (13s15) e já foi campeã paralímpica da prova nos Jogos de Londres 2012. 

“Depois da competição na Suíça, ajustei algumas coisas, com o meu treinador, para chegar bem preparada ao Circuito. Isso nos traz muita confiança”, avaliou a jovem, que começou no atletismo na Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). 

Inspiração de Marcelly, Verônica também elogiou bastante a jovem: “Quando conquistei medalhas em Jogos Parapan-Americanos, Mundiais e Jogos Paralímpicos, pensava se conseguiria inspirar as jovens, da mesma forma que fui inspirada um dia. Sou muito privilegiada de estar com elas e me divertir com elas. Além da Marcelly, temos a Carolzinha [Caroline Castro, de 17 anos] e a Évelyn [Ferreira, 16 anos]. As três são guerreiras demais. Vão para cima mesmo”, disse. 

Verônica completou: “E é isso que eu quero. Espero que elas consigam bons resultados e que, daqui um tempo, também possam inspirar outras pessoas. Uma vai inspirando a outra. Estou animada para vê-las em grandes competições no futuro. Além da vontade que elas têm, o trabalho realizado por seus técnicos é maravilhoso”, concluiu. 

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a 2ª Fase do Circuito Nacional de atletismo podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. O uso de máscara será obrigatório. Nos dias de competição, deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
2ª Fase do Circuito Nacional de atletismo
Dias e horário: 18 e 19 de junho – a partir das 8h.
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 11,5 sem número – Vila Guarani – São Paulo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery