A Live Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que ganhou novo formato e diferentes datas a partir de julho, terá como tema central os “tetraplégicos no esporte” nesta quarta-feira, 15, a partir das 18h30. A transmissão ao vivo será realizada na página oficial do CPB no Facebook.
Iniciada no mês de maio, a Live Paralímpica compõe o conjunto de ações feitas pelo CPB durante a pandemia do Covid-19. A primeira live nos novos moldes foi sobre psicologia esportiva, no último dia 9.
Os participantes desta vez serão os atletas cadeirantes Cátia Oliveira, do tênis de mesa, e Alexandre Galgani, do tiro esportivo, além de João Casteleti, classificador internacional do CPB / IPC.
A paulista Cátia, que é tetraplégica desde 2007 após sofrer um acidente de carro que lhe tirou os movimentos das pernas, tem como melhor resultado no tênis de mesa o vice-campeonato mundial paralímpico da classe 2, em 2018.
Já o também paulista Alexandre Galgani, que não tem grande parte dos movimentos dos membros desde os 18 anos, após bater a cabeça no fundo de uma piscina e lesionar sua coluna, tem vaga garantida nos Jogos de Tóquio 2020 depois de conquistar a medalha de prata na prova R5 – carabina de ar 10m deitado SH2 – na etapa dos Emirados Árabes da Copa do Mundo de Tiro Esportivo, em 2019.
O especialista do assunto no debate será João Casteleti, coordenador de classificação esportiva no CPB e classificador funcional internacional. Também já atuou como professor universitário e diretor técnico de esportes na prefeitura de Itu.
Ao todo, já foram realizadas 29 lives, sendo nove sobre natação paralímpica, 12 da série Live Paralímpica e oito da série Live Tamo Junto, parceria entre o CPB e o COB.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)