As inscrições para o Festival deste sábado ainda estão abertas. A iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) tem o objetivo de promover a experimentação esportiva, de maneira lúdica e inclusiva, para crianças com (80%) e sem (20%) deficiências. Até a manhã da última terça-feira,16, quando 15.086 inscritos estavam registrados, a maior parte do público era composta por pessoas com deficiência intelectual (37,8%).
CONFIRA A LISTA DE TODOS OS NÚCLEOS SELECIONADOS AQUI.
Neste sábado, os participantes poderão experimentar modalidades paralímpicas que não foram oferecidas na edição anterior, como hipismo, curling em cadeira de rodas, halterofilismo, ciclismo, entre outras. Além disso, em Ubatuba, município do litoral norte de São Paulo, as crianças terão a oportunidade de praticar o surfe adaptado, esporte que pode estrear nos Jogos Paralímpicos, em 2028, na cidade de Los Angeles (EUA).
O Festival também estreia um novo formato em 2023. Pela primeira vez, o CPB promoverá duas etapas em um único ano. A segunda edição ocorrerá no próximo 23 de setembro, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22).
Dos núcleos selecionados, 34 são Centros de Referência, projeto que faz parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, com o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.
A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7.000 crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.
Em 2021, o Festival Paralímpico reuniu 8.000 crianças em 70 sedes espalhadas pelo país. No ano passado, o evento teve a sua maior edição até aqui, com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades.
Patrocínios
O Festival Paralímpico conta com o patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)