Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Confira os resultados brasileiros e a programação paralímpica de sábado, 24, até domingo, 2

Jéssica Vitorino faz arremesso durante partida de goalball no CT Paralímpico | Foto: Divulgação/ Renan Cacioli/CBDV
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulga os resultados de missões brasileiras em competições realizadas no último final de semana, dos dias 24 e 25 de setembro, bem como a programação de eventos, organizados pelo CPB e/ou com participações de atletas do país, que ocorrerão até domingo, 25. Confira:

Campeonato Brasileiro de goalball
O Campeonato Brasileiro de goalball 2022 – série A começou neste domingo, 25, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Este é o maior Brasileiro da modalidade com: 12 equipes femininas e 15 masculinas. As finais, marcadas para os dias 30 de setembro e 1º de outubro, serão transmitidas ao vivo pelo SporTV 3. Confira mais sobre a competição aqui. 

Segunda fase de treinamentos de velocistas sub-23
Dezesseis atletas sub-23 de provas de velocidade estão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a 2ª fase de treinamentos de atletismo. Eles ficarão no local até sábado, 1º de outubro. A primeira etapa de 2022 foi realizada em maio e junho. 

Durante o período, os velocistas serão submetidos a avaliações físicas e treinamentos, bem como assistirão a palestras relacionadas à modalidade. Entre os atletas presentes, alguns já se destacam em competições nacionais e internacionais. 

São os casos das pernambucanas Allany da Silva (T20, atletas com deficiência intelectual) e Évelyn Ferreira (T37, atletas com paralisia cerebral). Elas chegaram a fazer tempos que as colocaram no top-10 mundial, nos 400 m e 100 m, respectivamente, de suas classes neste ano. Além delas, a paulista Marcelly Pedroso (T37) também é outra jovem que registou uma das melhores marcas de 2022 em uma prova de velocidade. No Grand Prix de atletismo de Nottwil, na Suíça, ela fez os 100 m em 14s15, o quinto tempo da temporada. 

Mundial de remo paralímpico
O Brasil participou do Mundial paralímpico de remo, em Racice, na República Tcheca, até domingo, 25, com seis ateltas. O país fechou sua participação na competição com uma medalha de prata, conquistada pela dupla Diana Barcelos e Junior Silva na disputa do Double Skiff Misto PR3 (PR3 Mix2x) na última sexta-feira, 23. Esta prova estará no programa do Jogos Paralímpicos de Paris 2024. 

Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Brasília
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa chega a Brasília (DF) no próximo sábado, 1º de outubro, com provas de atletismo, halterofilismo e natação. Ao todo, 217 atletas se inscreveram para as disputas, número que supera as 193 inscrições de Natal e representa o recorde da temporada até agora. As competições de atletismo e halterofilismo serão no Centro Integrado de Educação Física (CIEF), enquanto as de natação ocorrerão no Clube do Exército. 

Brasília será a oitava cidade brasileira a receber o evento em 2022. Neste ano, o Meeting já passou por Campo Grande (MS), Macapá (AP), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Aracaju (SE). No Distrito Federal, 136 esportistas estão inscritos nas provas de atletismo, 60 nas de natação e 21 nas de halterofilismo. 

Open de natação paralímpica da Argentina
O Open de natação paralímpica da Argentina terminou na noite de sexta-feira, 23, e os nadadores brasileiros conquistaram, ao todo, em dois dias de disputas, 22 medalhas (nove ouros, seis pratas e sete bronzes). O Brasil foi representado por 36 atletas, sendo 20 nadadores da Seleção de jovens e 16 que participaram por seus respectivos clubes.A competição aconteceu no estádio aquático do Parque Olímpico dos Jogos da Juventude de 2018, na capital argentina. 

Open da Europa de halterofilismo paralímpico
O Brasil é representado por quatro halterofilistas paralímpicos no Open da Europa da modalidade, disputado até dia 29 de setembro, em Tbilisi, na Geórgia. Os atletas do país que foram para o leste europeu são: Maria Fátima de Castro (até 67 kg), Lucas Manoel dos Santos (até 49 kg), Ana Paula Marques (até 55 kg) e Eduardo Soares (até 49 kg). 

Todos eles foram convocados para o Open das Américas, realizado em julho, nos EUA. No entanto, não puderam viajar com a delegação brasileira. À ocasião, estavam com Covid-19. Dentre os participantes do torneio na Geórgia, apenas Maria Fátima de Casto já competiu. Nenhuma de suas tentativas com 115 kg foi válida. Nesta terça-feira, 27, será a vez dos outros três brasileiros competirem em suas categorias. 

Copa Brasil de ciclismo paralímpico
João Pessoa (PB) foi sede de uma etapa da Copa Brasil de ciclismo paralímpico neste final de semana. A competição registrou pela primeira vez a participação de cinco países nas provas de contrarrelógio individual e resistência.

Destaque para o paulista Lauro Chaman, que foi medalha de ouro na prova de resistência da categoria MC5. Gilberto de Sousa ficou com a medalha de prata e Ilano de Sousa conquistou o bronze.
 

Patrocínios 
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.
A natação é uma modalidade  patrocinada pelas Loterias Caixa.
O goalball é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery