Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Confira os resultados brasileiros e a programação paralímpica de sábado, 10, até domingo, 18

Jade Lanai exibe seu troféu do US Open, conquistado no último final de semana | Foto: Divulgação/US Open
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulga os resultados de missões brasileiras em competições realizadas no último final de semana, dos dias 10 e 11 de setembro, bem como a programação de eventos, organizados pelo CPB e/ou com participações de atletas do país, que ocorrerão até domingo, 18. Confira:

US Open Junior 
A tenista brasiliense Jade Lanai, 17, conquistou o título feminino de simples do US Open Junior em cadeira de rodas no sábado, 10. Na decisão do Grand Slam norte-americano, um dos quatro torneios mais importantes da temporada, ela superou a japonesa Yuma Takamuro por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 2/6 e 7/6 [10-5], em uma partida que durou mais de duas horas. Esta é a primeira vez na história que o Brasil fatura um título de Grand Slam no tênis em CR. 

Além do troféu na chave de simples do US Open, Jade também foi campeã em duplas, ao lado da norte-americana Maylee Phelps, adversária que a brasileira derrotou na semifinal de simples na sexta-feira, 9. Juntas, na mesma equipe, elas derrotaram a britânica Ruby Bishop e a norte-americana Lily Lautenschlauger por 2 sets a 0: duplo 6/0.

Grand Prix de atletismo paralímpico de Marrakech 
O Brasil será representado por 24 atletas no Grand Prix de atletismo paralímpico de Marrakech, que ocorrerá entre os dias 15 e 17 de setembro. Esta será a principal competição da modalidade neste ano. Entre os convocados para o evento no Marrocos, estão alguns medalhistas dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, como Alessandro da Silva, Beth Gomes, Claudiney Batista, Thalita Simplício, Raissa Machado, Thiago Paulino, entre outros. A lista completa pode ser vista aqui. 

Mundial masculino de basquete em CR sub-23
A Seleção Brasileira masculina sub-23 de basquete em cadeira de rodas foi superada pela segunda vez no Campeonato Mundial da categoria. Na madrugada (de Brasília) desta segunda, 12, em Phuket, Tailândia, o Brasil perdeu para o Japão por 51 a 45 Agora, a equipe comandada por Marcos Araújo soma duas vitórias, contra Canadá e França, e duas derrotas (Espanha e Japão).

O Brasil volta à quadra ainda nesta segunda-feira, 12, às 23h30 (de Brasília), para encerrar sua participação na primeira fase diante da Turquia. Caso vença os turcos e o Japão perca para a Espanha nesta terça-feira, às 8h30, a Seleção Brasileira avançará diretamente às semifinais. Se esta combinação não ocorrer, os brasileiros irão disputar as quartas de final. O adversário ainda não está definido. 

Desafio internacional de bocha paralímpico de Roma
A Seleção Brasileira de bocha paralímpica conquistou três medalhas nas disputas individuas do Desafio Internacional da modalidade, realizado em Roma, Itália, desde quarta-feira, 7, até esta terça-feira, 13. Foram duas pratas, com Mateus Carvalho (BC3) e Andreza Vitória (BC1),  e um bronze, com Evelyn Oliveira (BC3). Agora, haverá as disputas por pares e equipes. 

Aberto de tênis de mesa paralímpico da Finlândia 
O mesatenista Israel Stroh conquistou as medalhas de prata e bronze no Aberto Paralímpico da Finlândia, realizado na cidade de Pajulahti, nesse final de semana. Na chave de simples, na qual ficou com o bronze, o brasileiro fez uma campanha de cinco jogos, com quatro vitórias e uma derrota, na semifinal, contra o alemão Henrik Meyer. Nesse duelo, Israel foi superado por 3 sets a 1 (11/9, 15/13, 3/11 e 11/6).

Após a conquista do bronze, Stroh voltou sua atenção para a competição de duplas, na qual atuou ao lado do chileno Manuel Echaveguren Farias. E ambos conquistaram a medalha de prata.

O Aberto Paralímpico da Finlândia contou com disputas individuais e de duplas masculinas, femininas e mistas. Serviu como preparação deste novo ciclo paralímpico, reunindo eventos que entraram no cronograma dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Grand Prix nacional de judô paralímpico 
Medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, a judoca Alana Maldonado, que hoje compete pela categoria J2 até 70 kg, conquistou o título do Grand Prix nacional de judô nesse domingo, 11, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

Essa foi a primeira competição da atleta após cinco meses de afastamento. Desde o Grand Prix da Turquia, em abril, a paulista estava afastada dos torneios para cuidar de sua saúde mental. Agora, com mais um título na carreira, ela se diz preparada para o Mundial da modalidade, marcado para novembro, em Baku, no Azerbaijão. 

Além de Alana, outros judocas com destaque internacional também subiram ao lugar mais alto do pódio neste domingo. Destaque para os pesados Wilians Araújo (J1, para cegos totais, acima de 90 kg) e Rebeca Silva (J2, para baixa visão, acima de 70 kg), que continuam invictos em 2022, assim como a ligeira Rosi Andrade (J2 até 48 kg). 

Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Recife 
Após as etapas de Natal (RN) e João Pessoa (PB), o Meeting Paralímpico Loterias Caixa chega a Recife (PE) na próxima quarta-feira, 14, com provas de atletismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ao todo, 122 atletas se inscreveram para as provas de pista e campo na capital pernambucana. Outras três capitas já receberam o evento neste ano: Campo Grande, Macapá e Fortaleza. 

Campeonato Brasileiro feminino de basquete em CR
Sete equipes, de seis unidades federativas do país, vão disputar o Campeonato Brasileiro feminino de basquete em cadeira de rodas. A competição começa nesta terça-feira, 13, e termina na sexta-feira, 16, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

Os times participantes são: Adesul/CE, All Star Rodas Belém/PA, Abids/DF, ADD-SG Valkirias Navebrás/RJ, All Star Rodas Pará/PA, Irefes/ES, e APP-Valkirias Unipam/MG. As equipes são divididas em dois grupos. Todos os clubes se enfrentam, em turno único, dentro da mesma chave. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais. 

A decisão será transmitidas pela página do Facebook e pelo canal do YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).  As demais partidas poderão ser vistas no Facebook e YouTube da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC). 

Patrocínios 
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.
O basquete em CR é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
A bocha é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O tênis de mesa é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O judô é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa. 

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
Os atletas Alessandro da Silva, Elizabeth Gomes, Claudiney Batista, Thalita Simplicio, Raissa Machado, Thiago Paulino, Mateus Carvalho, Andreza Vitória e Alana Maldona são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery