O Circuito Loterias Caixa, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa, é a principal competição paralímpica nacional de três modalidades: atletismo, natação e halterofilismo. O objetivo é desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico dos participantes, sejam esportistas de elite ou jovens valores do país.
A piscina do CT Paralímpico receberá 221 nadadores na 2ª Fase Nacional de natação. A competição valerá como seletiva para o Mundial da modalidade, marcado para o próximo mês de junho, na Ilha da Madeira, em Portugal. Na 1ª Fase, realizada na última semana, também no CT, catorze atletas atingiram índices para disputar o Mundial em território lusitano.
Além destes nadadores, os cinco brasileiros que conquistaram medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, Carol Santiago (S12), Gabriel Araújo (S2), Gabriel Bandeira (S14), Talisson Glock (S6) e Wendell Belarmino (S11), e a nadadora gaúcha Larissa Rodrigues (S3), que atingiu índice no World Series, em Berlim, na Alemanha, também já garantiram vaga para a competição em solo português, de acordo com os critérios do CPB.
Integrante da delegação que representou o Brasil nos Jogos de Tóquio, a paulista Maiara Barreto, 34, participou da 1ª Fase, no entanto, não conseguiu índice para o Mundial à ocasião. Agora, a nadadora tem uma nova possibilidade de garantir uma vaga na competição que será disputada na Ilha da Madeira.
“Estou muito feliz por ter essa segunda chance de me classificar para o Mundial. Treinei forte durante essa semana, pois quero ir com tudo para a 2ª Fase e, assim, estar na Seleção que representará o país em Portugal”, disse a atleta, que, após um acidente de moto em 2009, sofreu uma lesão medular cervical e ficou tetraplégica. Para Maiara, um melhor resultado neste final de semana depende, também, do emocional. “Vou tentar segurar melhor a ansiedade desta vez”, pontuou a nadadora, que representará o Instituto Mara Gabrilli, de São Paulo.
Halterofilismo
Na arena multiuso do CT, 91 halterofilistas disputarão a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa da modalidade. No sábado, 9, sessenta e três homens competirão em 10 categorias, enquanto as provas femininas, com 28 halterofilistas inscritas, serão realizadas no domingo, 10. Entre as competidoras estará a paulista Mariana D’Andrea, 24, medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e atual vice-campeã mundial na categoria até 73 kg.
Além de Mariana, outros quatro halterofilistas que estiveram nos Jogos de Tóquio estão inscritos nesta fase do Circuito Loterias Caixa : Ailton de Souza (até 80 kg), Bruno Carra (54 kg), Evânio Rodrigues (até 88 kg) e Tayana Medeiros (até 86 kg). Recordista brasileiro na categoria até 49 kg e medalhista de bronze no Mundial Júnior, na Geórgia, em novembro de 2021, Lucas Galvão, 20, também estará no evento.
Quinta colocada nos Jogos de Tóquio, a carioca Tayana Medeiros, 29, afirmou que está com grandes expectativas em relação à competição na capital paulista. “Eu mudei de clube. Então, meus treinos evoluíram ainda mais. Estou pronta para fazer o meu melhor. É muito importante estar no Circuito Loterias Caixa porque podemos mostrar nosso potencial e descobrir novos talentos para a nossa modalidade. O halterofilismo está crescendo cada vez mais no país e eu fico super feliz por participar”, disse a atleta, que trocou a ADAAM/RJ pelo Praia Clube/MG.
Os participantes da 1ª Fase de halterofilismo podem conquistar pontos para o ranking nacional e os seis primeiros de cada categoria vão se classificar para o Campeonato Brasileiro da modalidade.
Tiro esportivo
Outra competição organizada pelo CPB neste final de semana é a Copa Brasil de tiro esportivo, que será disputada em dois lugares no Rio de Janeiro. As provas de carabina e pistola ocorrerão na Escola Naval, no centro da capital fluminense, enquanto a de trap (tiro ao prato) vai acontecer no Centro Militar de Tiro Esportivo, em Deodoro, zona oeste da cidade.
Durante o evento, os competidores poderão atingir Índices Mínimos de Qualificação (MQS, na sigla em inglês) para a disputa de torneios internacionais, como a Copa do Mundo da modalidade, que será realizada no meio do ano, na França. Ao todo, 29 atiradores estarão nas disputas, entre eles, Alexandre Galgani, único representante brasileiro do tiro esportivo nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, e Carlos Garletti, medalhista de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019.
“Estou buscando um resultado expressivo. Tenho treinado forte para atingir o MQS e estar apto para compor a Seleção Brasileira em competições internacionais. Estou com pensamento positivo e acredito que conseguirei meus objetivos”, destacou Carlos.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir as competições podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o (s) evento (s) e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. Nos dias dos eventos, deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
2ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação
Dias e horário: 9 e 10 de abril – a partir das 9h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 11,5 sem número – Vila Guarani – São Paulo.
1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo
Dias e horário: 9 e 10 de abril – a partir das 8h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 11,5 sem número – Vila Guarani – São Paulo.
Copa Brasil Loterias Caixa de tiro esportivo
Dias e horário: 9 e 10 de abril – a partir das 9h
Local: Escola Naval no Rio de Janeiro
Endereço: Av. Alm. Silvio de Noronha, s/n – Centro, Rio de Janeiro
Time São Paulo
A atleta Mariana D’Andrea é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 57 atletas de 11 modalidades.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Mariana D’ Andrea é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia. Patrocínios O halterofilismo, a natação e o tiro esportivo têm o patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)