Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

 Nadadora gaúcha conquista índice para o Mundial nos 200m livre em torneio em Berlim

Larissa Rodrigues (S3) conquistou o índice para o Campeonato Mundial de natação durante a etapa de Berlim do World Series. Foto: Ale Cabral/CPB

A nadadora gaúcha Larissa Rodrigues (classe S3) conquistou o índice para o Campeonato Mundial de natação nos 200m livre nesta quinta-feira, 31, durante as eliminatórias do primeiro dia de disputas da etapa de Berlim do World Series.

A competição, que é o circuito internacional da natação organizada pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês), segue até o domingo, 3 de abril.

Larissa, 17, terminou os 200m livre em 5min13s40, marca que supera o estabelecido pela Diretoria de Esporte de Alto Rendimento do CPB como índice para o Campeonato Mundial de Natação, que acontecerá em Portugal no mês de junho. Confira aqui os critérios de entrada para o Mundial.

“A prova dos 200m livre foi muito importante para mim. O meu melhor tempo era 5min19s e entrei balizada com 5min24s. Eu almejei muito esse índice para o Mundial. Eu coloquei um tempo como expectativa, como meta para mim, queria nadar aquele tempo e acabei nadando abaixo do que eu queria. Estou muito, muito feliz. Saí da prova em êxtase, não parecia que era real”, comemorou a jovem nadadora que tem má-formação congênita nos quatros membros.

O formato da competição utiliza o índice técnico competitivo (ITC) alcançado pelo atleta e não o tempo marcado no cronômetro oficial para a formação das finais e premiação. Por este motivo, a atleta não se classificou para a disputa da final desta prova.

Em Berlim, Larissa passou pelo processo de classificação funcional internacional, um dos pré-requisitos para pleito da vaga no Mundial. Na capital alemã, ela ainda nadará 50m e 100m livre, 50m peito, 50m borboleta, 150m medley. 

Outros dois atletas brasileiros participam desta etapa de Berlim do World Series: Daniel Mendes (S6) e Evellyn Ramos (S6). Daniel concluiu os 100m peito em 1min59s05 e não alcançou o índice para o Mundial (01min22s98). Nesta mesma prova no feminino, Evellyn foi desclassificada. 

Daniel ainda nadará os 50m e 100m livre, e 50m borboleta. Já Evellyn competirá os 100m livre, 100m costas e 50m borboleta. Esta é a primeira competição internacional dos três nadadores. 

Patrocínio
A natação tem o patrocínio das Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery