A competição também valerá como seletiva para o Mundial da modalidade, marcado para o próximo mês de junho, na Ilha da Madeira, em Portugal. Na 1ª Fase, realizada na última semana, também no CT, catorze atletas atingiram índices para disputar o torneio em território luso.
Além destes nadadores, os cinco brasileiros que conquistaram medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, Carol Santiago (S12), Gabriel Araújo (S2), Gabriel Bandeira (S14), Talisson Glock (S6) e Wendell Belarmino (S11), e a nadadora gaúcha Larissa Rodrigues (S3), que atingiu índice no World Series, em Berlim, também já garantiram vaga para a competição em solo português, de acordo com os critérios do CPB.
Integrante da delegação que representou o Brasil nos Jogos de Tóquio, a paulista Maiara Barreto, 34, participou da 1ª Fase do Circuito Loterias Caixa, no entanto, não conseguiu índice para o Mundial à ocasião. Agora, a nadadora tem uma nova possibilidade de garantir uma vaga na competição que será disputada na Ilha da Madeira.
“Estou muito feliz por ter essa segunda chance de me classificar para o Mundial. Treinei forte durante essa semana, pois quero ir com tudo para a 2ª Fase e, assim, estar na Seleção que representará o país em Portugal”, disse a atleta, que, após um acidente de moto em 2009, sofreu uma lesão medular cervical e ficou tetraplégica. Para Maiara, um melhor resultado neste final de semana depende, também, do emocional. “Vou tentar segurar melhor a ansiedade dessa vez”, pontuou.
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa, sendo a principal competição paralímpica nacional de três modalidades: atletismo, natação e halterofilismo. O objetivo é desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico dos participantes, sejam esportistas de elite ou jovens valores do país.
Vice-presidente do CPB, Yohansson Nascimento afirmou que a equipe técnica da Seleção Brasileira de natação paralímpica tem trabalhado arduamente para que o país seja representado pelo maior número possível de atletas em Portugal. “Aqueles que não atingiram as marcas necessárias na 1ª Fase, puderam corrigir possíveis erros e terão a chance de conseguir os seus índices agora. A natação paralímpica brasileira é muito forte e tenho certeza de que teremos muitas alegrias em junho, na Ilha da Madeira”, finalizou o dirigente.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a competição podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. O uso de máscara será obrigatório. Nos dias do evento, deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
2ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação
Dias e horário: 9 e 10 de abril – a partir das 9h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 11,5 sem número – Vila Guarani – São Paulo.
Patrocínios
A natação tem o patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)