As aulas da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) retornam no dia 31 de janeiro no Centro de Treinamento Paralímpico. Além das atividades esportivas, o CPB oferece transporte gratuito em pontos estratégicos da cidade para os alunos e seus acompanhantes.
Até o momento, 366 alunos estão inscritos e ainda há vagas. O projeto é idealizado e realizado pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 10 a 17 anos em dez modalidades paralímpicas.
Para ajudar no translado dos alunos até o CT Paralímpico, o CPB disponibiliza transporte gratuito em pontos específicos na capital paulista e região metropolitana. Ao todo, há oito pontos de encontro. Os transportes estão disponíveis de segunda a quinta-feira, com saídas marcadas às 13h e às 15h.
“Nós identificamos alguns pontos que eram importantes para o sucesso do projeto e um deles era o transporte. Muitas vezes o pagamento de um ônibus, ou qualquer outro tipo de meio de locomoção, poderia ser um impeditivo para a prática esportiva uma vez que parte do grupo atendido é de baixo poder aquisitivo. Identificamos e colocamos vans em pontos estratégicos. Desta forma, os pais assumem o compromisso de levarem seus filhos até um desses locais, pois o CPB precisa desta parceria com os responsáveis”, contou o diretor de desenvolvimento esportivo do CPB, Ramon Pereira.
As crianças que participam do projeto recebem também uniforme e lanche durante o período que estão no CT Paralímpico.
Ainda há vagas para participar do projeto de iniciação esportiva, basta preencher a ficha de cadastro.
Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br
Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.
As dez modalidades oferecidas são: atletismo, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, goalball, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).
O projeto foi iniciado em 2018 e devido à pandemia da Covid-19, as aulas ficaram suspensas de março de 2020 até outubro de 2021. Para o retorno e continuidade das aulas, alguns protocolos sanitários foram adotados: todos deverão utilizar máscara, com exceção dos alunos no momento das atividades; os acompanhantes deverão apresentar o comprovante de vacinação contra Covid-19, assim como os alunos dentro da faixa etária do Programa Nacional de Vacinação.
Confira todos os pontos de transporte gratuito:
Estações de Metrô: Jabaquara, Carrão e Santo Amaro.
EMEF Malba Tahan – End: R. Sebastião Medeiros da Silva, 89 – Itaquera, São Paulo
EMEF Irineu Marinho – End: R. Jacaraípe, 478, Vila Alóis – São Paulo
EMEF Fabio da Silva Prado – End: Rua Taquari, 459, Mooca – São Paulo
Município de Carapicuíba
End: Avenida Inocêncio Seráfico, 2005, Vila Freida – Carapicuíba
Município de Franco da Rocha
Parque Benedito Bueno de Morais
End: Rua Nelson Rodrigues 400, Centro – Franco da Rocha
Patrocínio
A Escola Paralímpica de Esporte conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro