Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Escola Paralímpica de Esportes do CPB proporciona melhor qualidade de vida para irmãs do vôlei sentado

Foto: Taiana Lopes/CPB

As irmãs Emilly e Erika de Melo, de 7 e 15 anos, respectivamente, estão entre os mais de 260 alunos da Escola Paralímpica de Esporte do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que tiveram uma melhoria na qualidade de vida e autoestima.   

A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 10 a 17 anos em dez modalidades paralímpicas.   

As irmãs frequentam as aulas de vôlei sentado nas dependências do Centro de Treinamento Paralímpico desde outubro. Ambas têm má-formação congênita, devido a um problema genético materno não identificado, nas pernas e utilizam próteses para se locomoverem. Este é o primeiro contato das duas com esporte paralímpico.  

“Eu gosto muito das aulas! Adorei jogar vôlei e já fiz amigos”, comentou Emilly, que também teve mielomeningocele, uma má-formação na coluna, e é natural de Santos.   

Segundo a mãe das meninas, Maria Cintia Nascimento, a mudança que as aulas do projeto nas filhas foi muito perceptível. “Quando eu falo que é o dia da gente vir, principalmente a Emilly, já fica superanimada. Elas já até disseram que um dia querem ganhar uma medalha. Eu sempre incentivo e reforço que o esporte é muito bom para elas”, conta.  

“As aulas são muito legais, gosto de vir e estou aprendendo muito”, disse Erika, timidamente, que é natural de Alagoas.  

Por utilizarem próteses, Emilly e Erika fazem fisioterapia no Centro de Reabilitação Lucy Montoro e foi por meio dos profissionais dessa rede que tomaram conhecimento do projeto oferecido pelo CPB.  

Moradoras de Itaquaquecetuba, elas levam cerca de 2h para chegar até o CT Paralímpico, e utilizam um dos transportes disponibilizados pelo CPB em pontos do metrô. O Comitê também oferece uniforme e lanche ao final das atividades.   

Atualmente, as aulas de vôlei sentado contam com 22 alunos, divididos em quatro turmas, sendo duas as terças e quintas e duas segundas e quartas, das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.   

A Escola Paralímpica de Esportes entrará em recesso de fim de ano na próxima semana e retornam no fim de janeiro. No próximo sábado, 11, inclusive, será realizado o Festival de encerramento do ano das Escolinhas no CT Paralímpico. Porém, ainda há vagas para participar do projeto de iniciação esportiva, basta preencher a ficha de cadastro.

FICHA DE INSCRIÇÃO   

Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br   

São oferecidas aulas de atletismo, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, goalball, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).   

Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.   

As aulas retornaram com os seguintes protocolos sanitários: todos deverão utilizar máscara, com exceção dos alunos no momento das atividades; os acompanhantes deverão apresentar o comprovante de vacinação contra Covid-19, assim como os alunos dentro da faixa etária do Programa Nacional de Vacinação. 

Patrocínio 
A Escola Paralímpica de Esporte conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro  

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery