Com os resultados do paranaense no encerramento do campeonato, o país anfitrião fechou a competição com cinco pódios: duas pratas e três bronzes.
Outros medalhas brasileiras
Pela classe WH2 feminina, a sergipana Maria Gilda, top-10 mundial nas duplas femininas e mistas, foi derrotada na semifinal individual pela peruana Pilar Jauregui, segunda do ranking de simples. A partida terminou 2 sets a 0 para Pilar, com parciais de 21/5 e 21/6. Já as brasileiras Ana Gomes e Daniele Souza foram superadas pelas sul-coreanas Kwon Hyunah e Jung Gyeoul, também por 2 sets a 0 (21/7 e 21/3), na semifinal de duplas femininas da classe WH1/2.
Outra dupla do Brasil eliminada nas semifinais, mas na chave mista WH1/2, foi composta por Osvaldo Júnior e Milani Gomes. Eles perderam para Yuri Ferrigno (ITA) e Pilar Jauregui (PER), por 21/1 e 21/4. Todos esses brasileiros que chegaram à semifinal conquistaram a medalha de bronze, pois no Internacional de badminton não houve disputa pelo terceiro lugar.
A competição terminou neste domingo, 16, e recebeu 268 inscrições de atletas oriundos de 36 países. Dentre eles, 18 lideram o ranking mundial em suas respectivas classes, seja em simples ou duplas. O evento na capital paulista foi a terceira etapa do Internacional de badminton paralímpico neste ano e valeu pontos para o ranking da modalidade. Tal ranking define os atletas aptos para as disputas dos Jogos Paranpan-Americanos de Santiago 2023, em novembro, e Paralímpicos de Paris 2024.
As duas etapas anteriores do Internacional 2023 foram em Vitória e Toledo, ambas cidades espanholas, em fevereiro e março, respectivamente. Nas duas competições, Vitor Tavares saiu como campeão. Em Vitória, ele foi ouro nas duplas ao lado do norte-americano Miles Krajewski. Já em Toledo, ele subiu ao lugar mais alto do pódio na chave de simples.
Patrocínio
O badminton é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Vitor Tavares é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)