Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Vitor Tavares e Maria Gilda garantem medalhas ao Brasil no Internacional de badminton

Vitor Tavares em ação durante jogo do V Internacional de badminton do Brasil | Foto: Alessandra Cabral/CPB
*Matéria atualizada às 16h51

O paranaense Vitor Tavares, da classe SH6 (baixa estatura), e a sergipana Maria Gilda, da WH2 (cadeirantes), garantiram medalhas no V Internacional de badminton paralímpico do Brasil, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até domingo, 16. Nesta sexta-feira, 14, os atletas avançaram às semifinais da competição. Como não há disputa pelo terceiro lugar, Vitor e Maria sairão do torneio, pelo menos, com um bronze. 

Nesta sexta-feira, Vitor, terceiro no ranking mundial de simples SH6, superou o francês Fabien Morat (9º), por 2 sets a 0 (21/4 e 21/12).Na disputa por uma vaga na decisão, o paranaense vai enfrentar outro francês, Charles Noakes, quarto do ranking mundial. A data e o horário ainda não foram definidos. 

Na outra semifinal, Chu Man Kai, de Hong Kong, duelará contra o inglês Krysten Coombs, que, após derrotar Vitor, ficou com o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Nas duplas masculinas, ao lado do norte-americano Miles Krajewski, o brasileiro também está nas semifinais. No entanto, ainda não houve a definição dos adversários. 

Já nas quartas de final da chave feminina WH2, Maria Gilda, que está entre as dez melhores do mundo nas duplas femininas e mistas, derrotou a peruana Silvia Arizapana, por 2 sets a 1 (21/9, 20/22 e 21/19). Na próxima fase, terá pela frente outra atleta do Peru: Pilar Jauregui, segunda do ranking mundial (simples). 

Outras brasileiras ficaram nas quartas de final nas disputas de simples. Confira os resultados: 
Adriane Ávila 0 x 2 Mandeep Kaur (IND) – Classe SL3 – parciais 21/7 e 21/12
Abinaecia Silva 0 x 2  Parul Parmar (IND) – Classe SL3 – parciais 21/17 e 21/9
Daniele Souza 0  x 2  Guang-Chiou Hu (TPE) – Classe WH1 – parciais 21/7 e 21/13

Nas duplas, o Brasil garantiu medalha com Ana Gomes e Daniele Souza (WH1/2), que avançaram à semifinal após vencerem a dupla Paz Lita (Filipinas) e Fiona Sing (Austrália) nas quartas de final. Agora, as brasileiras enfrentarão as sul-coreanas Kwon Hyunah e Jung Gyeoul. 

O V Internacional de badminton paralímpico do Brasil recebeu 268 inscrições de atletas oriundos de 36 países. Dentre eles, 18 lideram o ranking mundial em suas respectivas classes, seja em simples ou duplas.

A competição continua até domingo, 16. O evento na capital paulista é a terceira etapa do Internacional de badminton paralímpico neste ano e vale pontos para o ranking da modalidade. Tal ranking define os atletas aptos para as disputas dos Jogos Paranpan-Americanos de Santiago 2023, em novembro, e Paralímpicos de Paris 2024. 

As duas etapas anteriores do Internacional 2023 foram em Vitória e Toledo, ambas cidades espanholas, em fevereiro e março, respectivamente. Nas duas competições, Vitor Tavares saiu como campeão. Em Vitória, ele foi ouro nas duplas ao lado do norte-americano Miles Krajewski. Já em Toledo, ele subiu ao lugar mais alto do pódio na chave de simples. 

Patrocínio
O badminton é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa. 

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Vitor Tavares é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery