O grupo de atletas é formado por oito homens e cinco mulheres oriundos das mais diversas regiões do Brasil. Eles têm sido submetido a treinos na pista de atletismo e avaliações físicas, sob a observação dos técnicos de velocidade Amaury Veríssimo e Oriane Martins, entre outros treinadores do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Além destas atividades, os velocistas também assistem a palestras relacionadas à modalidade, ministradas por uma equipe multidisciplinar.
“São jovens que já conseguiram ótimos índices em competições. Muitos deles nunca haviam passado uma semana no CT para treinar. A ideia é que os atletas e os seus treinadores conheçam a nossa estrutura e o nosso método de trabalho. Depois, eles poderão incorporar algo em seus treinamentos. Acreditamos que, em breve, eles possam estar em competições internacionais”, explicou Amaury.
Dos 13 velocistas selecionados para a semana de treinos e avaliações, apenas Marcelly Pedroso, 19, ainda não está presente. Ela desembarcou no Brasil nesta terça-feira, 31, após disputar os 100 m e os 200 m no Grand Prix de Nottwill, na Suíça, na semana passada. A atleta se junta ao grupo nesta quarta-feira, 1º de junho.
Na competição europeia, Marcelly fez o quinto melhor tempo do ano da classe T37 (para atletas com deficiência de coordenação motora) na distância mais curta e a quarta marca de 2022 nos 200 m. Em ambas as disputas, ela chegou em segundo lugar e ficou atrás apenas da francesa Mandy Francois-Elie, 32, medalhista paralímpica nas duas provas.
No segundo semestre, o CPB organizará outra semana de treinamentos para velocistas, mas, desta vez, será para atletas sub-20.
Patrocínios
O atletismo tem o patrocínio da Braskem e das Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)