Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Única brasileira a disputar Jogos Paralímpicos de Inverno, Aline Rocha é a 1ª cadeirante do país na Diamond League

Aline Rocha em treino no CT Paralímpico | Foto: Ale Cabral/CPB
A paranaense Aline Rocha, 31, é a primeira cadeirante do país a ser convidada para uma etapa da Diamond League, um dos eventos de atletismo mais tradicionais do mundo. O evento acontecerá em Zurique, Suíça, na próxima quinta-feira, 8, às 13h45 (de Brasília). 

Além de receber esse convite inédito, Aline é a única mulher brasileira a disputar edições de Jogos Paralímpicos de Inverno (PyeongChang 2018 e  Pequim 2022), nas quais competiu em provas de esqui cross-country. Antes, em 2016, a paranaense também esteve nos Jogos Paralimpícos do Rio 2016 e participou de corridas em cadeira de rodas: 1.500 m e maratona. 

Em Zurique, Aline vai disputar uma prova mista de perseguição, na qual cinco homens vão percorrer uma distância de 3.000 m e cinco mulheres farão um trajeto de 2.600 m, características e distância incomuns para a atleta. “Eu fiquei muito honrada em ser convidada para esta etapa da Diamond League. Entendo que é uma oportunidade única e uma chance de me preparar para a Maratona de Berlim, meu principal evento neste segundo semestre”, disse a brasileira, que recentemente esteve no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para participar de um camping de atletismo liderado pelo ex-atleta norte-americano Adam Bleakney.

Adam foi medalha de prata nos 800 m T54 nos Jogos de Atenas 2004.  Hoje, ele atua como treinador da seleção norte-americana de atletismo paralímpico e técnico-chefe da modalidade na Universidade de Illinois. 

Esta será a segunda vez que um atleta paralímpico brasileiro participará de uma etapa da Diamond League neste ano. No último 16 de junho, Petrúcio Ferreira correu os 100 m em Oslo, capital da Noruega. Na oportunidade, ele chegou em segundo lugar.

No Estádio Bislett, o brasileiro terminou o percurso em 10s57, o mesmo tempo do primeiro colocado da disputa, o norueguês Salum Kashafali, da classe T12 (para atletas com deficiência visual). No entanto, o anfitrião levou vantagem por causa do posicionamento do seu peito na hora em que cruzou a linha de chegada, ou seja, a decisão foi no “fotochart”. A terceira colocação foi do argelino Skander Athman (T13), que finalizou o trajeto em 10s58. 

Confira a lista de atletas que vão disputar a prova de cadeirantes na Diamond League, em Zurique:

Masculino
Julien Casoli (França)
Marcel Hug (Suíça)
Putharet Khongrak (Tailândia)
Nathan Maguire (Grã-Bretanha) 
Danny Sidbury (Grã-Bretanha) 

Feminino
Catherine Debrunner (Suíça)
Aline Rocha (Brasil)
Patricia Eachus (Suíça)
Merle Menje (Alemanha)
Manuela Schar (Suíça)

Patrocínio
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery