As partidas serão disputadas todos os dias da semana, sempre às 14h30 e 16h, no formato de todos contra todos. Os dois melhores fazem a final no próximo sábado, às 10h30, em duelo que terá transmissão do YouTube e Facebook do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Serão quatro equipes participantes: Agafuc/RS, Apace/PB, Cedemac/MA e Maestro/PR, os quatro melhores times do último Campeonato Brasileiro – Série A da modalidade. Nesta edição, não haverá nenhum representante da Série B, pois o torneio não foi disputado no ano passado por causa das restrições provocadas pela pandemia de coronavírus ao calendário nacional do futebol de cegos. Vale ressaltar que a Supercopa será realizada sob as novas regras da modalidade implementadas pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) em 2022.
A Agafuc foi a única ganhadora das três edições realizadas até hoje (2018, 2019 e 2020) e terá um grupo bastante modificado em relação ao time campeão em 2020. Naquela ocasião, o ala Ricardinho se recuperava de lesão e desfalcou a equipe, que ainda jogou sem os argentinos Coki Padilla e Angel Deldo. Desta vez, o trio estará presente. Por outro lado, o ala Tiago Paraná deixou o elenco no ano passado para se transferir ao Maestro, que também tirou o angolano naturalizado brasileiro Maurício Dumbo da equipe gaúcha. Assim, os paranaenses esperam compensar a ausência importante do craque Jefinho, lesionado.
A Apace, atual vice-campeã nacional, espera repetir na Supercopa o desempenho da Série A. Para isso, trouxe o goleiro Matheus Costa, da Seleção Brasileira, e o ala Jonatan, outro que saiu da Agafuc, além de manter a base com Jardiel, Maicon e Lucas Caetano, todos convocados esta semana para defender o Brasil na Tango Cup.
Por fim, o Cedemac enfrentará seu primeiro desafio sem o comando da técnica Laryssa Macêdo, que deixou a instituição. No lugar dela, estará Alan Felix.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)
Patrocínio
O futebol de cegos tem patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)