Silvana, inclusive, também é medalhista paralímpica. Nos Jogos de Tóquio 2020, ela conquistou o bronze. Além da paraibana, os paulistas Nathan Torquato (ouro na categoria até 61 kg) e Débora Menezes (prata na categoria acima dos 58 kg) também subiram ao pódio na capital japonesa. Tais medalhas fizeram do Brasil o campeão do taekwondo na última edição dos Jogos Paralímpicos. Tóquio marcou a estreia da modalidade no evento.
Rodrigo Ferla, coordenador de taekwondo paralímpico da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKd), ressaltou que o resultado obtido em Manchester mostra uma evolução da modalidade no país. “No mês passado, conquistamos seis medalhas em Paris. Agora, foram oito. Ou seja, aumentamos o número de pódios. Estamos confiantes para o último compromisso do ano”, disse Rodrigo, referindo-se ao Grand Prix Final, que será realizado na Arábia Saudita, em dezembro.
Na Inglaterra, o Brasil foi representado por 11 lutadores. Confira as medalhas conquistadas pelos atletas do país:
Atletas Masculino:
Até 58kg – Fabrício Marques
Até 63kg – Nathan Torquato (bronze)
Até 70kg – Bruno Rodrigues da Mota
Acima de 80kg – Pedro Paulo Neves (bronze)
Atletas Feminino:
Até 52kg – Cristhiane Neves (bronze)
Até 52kg – Maria Eduarda Stumpf (bronze)
Até 57kg – Silvana Cardoso Fernandes (ouro)
Até 65kg – Leylianne Samara Ramos (bronze)
Até 65kg – Ana Carolina Moura (bronze)
Acima 65kg – Débora Menezes (bronze)
Acima 65kg – Camila Macedo
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Nathan Torquato, Silvana Fernandes e Débora Menezes são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Time São Paulo
O atleta Nathan Torquato é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 109 atletas e 13 atletas-guia de 13 modalidades
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)