Campeonatos Brasileiro, das Américas e Mundial sub-23 de esgrima em cadeira de rodas
A esgrima em cadeira de rodas chega à cidade de São Paulo, com três grandes eventos entre os dias 17 e 25 de outubro, no Centro de Treinamento Paralímpico: os Campeonatos Brasileiro, das Américas e o Mundial sub-23. São esperados mais de uma centena de esgrimistas no agregado das competições, representantes de catorze países.
O Campeonato Brasileiro abre os trabalhos em São Paulo, ocorrendo entre os dias 17 e 19 de outubro, com suas provas individuais realizadas nos dois primeiros dias e os jogos em equipe ocorrendo na última data da competição. São sete os clubes com representantes inscritos no certame, de seis estados brasileiros. Destaques para a Associação Atlética Anthares, de Alagoas, e a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, com as maiores delegações.
Todas as provas serão disputadas no sistema de fórmula mista, ou seja, um turno de pule seguido do quadro de eliminação direta, respeitadas as divisões de categoria.
Já o Mundial Sub-23 ocorre entre os dias 19 e 21 de outubro e o Campeonato das Américas está agendado para acontecer de 22 a 25. deste mês. O Mundial recebeu cinquenta inscrições, com oito países representados na disputa. O Brasil terá nove esgrimistas paralímpicos no evento, com destaque para Ana Elisa Paz e Kevin Damasceno, ambos do Grêmio Náutico União/RS, que competirão nas três armas.
O Campeonato das Américas terá representantes de nove países, entre eles o brasileiro Jovane Guissone, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, medalhista de bronze na última Copa do Mundo e expoente da modalidade no país. Além dos 27 brasileiros, os jogos terão a participação de argentinos, venezuelanos, chilenos, uruguaios, costarriquenhos, colombianos, norte-americanos e canadenses. O evento recebeu um total de 147 inscrições, entre homens e mulheres, que competirão nas três armas, nas classes ‘A’ e ‘B.
Meeting Paralímpico Loterias Caixa do Rio de Janeiro
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa chega ao Rio de Janeiro, 12ª cidade brasileira e a terceira do Sudeste a receber o evento neste ano. A capital fluminense sediará provas de atletismo, natação e halterofilismo no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no próximo sábado, 22.
Em 2022, o Meeting já passou por Campo Grande (MS), Amapá (AP), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Aracaju (SE), Brasília (DF), Goiânia (GO), Belo Horizonte e Vitória. Depois do Rio de Janeiro, o evento vai desembarcar no Sul do país, com a primeira parada em Curitiba (PR), no próximo dia 1º de novembro, também com provas nas três modalidades.
Mundial de rúgbi em cadeira de rodas
A Seleção Brasileira de rúgbi em cadeira de rodas venceu a Suíça, por 48 a 44, na madrugada (de Brasília) do último sábado, 15, e ficou na 11ª posição do Mundial da modalidade, em Vejle, na Dinamarca. Essa foi a primeira participação do Brasil em uma edição da competição. A campanha final teve seis derrotas e uma vitória.
O título do Mundial ficou com a Austrália, ouro nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. Neste domingo, 16, na final do torneio na Dinamarca, assim como ocorreu há seis anos na capital fluminense, os australianos superaram os EUA na decisão. O placar na Escandinávia foi de 58 a 55 para a seleção da Oceania. O bronze ficou com o Japão, que venceu os anfitriões dinamarqueses, por 61 a 57, e repetiu a colocação nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, ocasião em que também ficou em terceiro lugar.
Campeonato Brasileiro masculino de basquete em CR
O Magic Hands/SP dominou amplamente a final do Campeonato Brasileiro masculino de basquete em cadeira de rodas – 1 ªDivisão. Na manhã desta segunda-feira, 17, a equipe paulista derrotou o Kings Maringá/PR, por 83 a 60, em jogo transmitido, ao vivo, pelo SporTV 3, e conquistou o seu sétimo título da competição, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Antes, o time treinado por Marcos Araújo, também técnico da Seleção Brasileira masculina sub-23 da modalidade, já havia levantado a taça nos anos de 2009, 2010, 2014, 2016, 2018 e 2021.
Durante toda a decisão, o Magic Hands se manteve na dianteira do placar e com larga vantagem sobre o adversário paranaense. No primeiro quarto, o time paulista abriu 19 a 8 diante do rival. Já no segundo período, a diferença ficou ainda maior: 40 a 23. Os dezessete pontos de vantagem também se mantiveram no terceiro quarto: 64 a 47. Por fim, o jogo terminou com a vitória do Magic Hands por 83 a 60.
Maratona de Cape Town (África do Sul)
A paulista Vanessa Cristina, uma das representantes do atletismo do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, conquistou o primeiro lugar na Maratona de Cape Town, África do Sul, neste domingo, 16.
Vanessa completou o trajeto de 42,195 km em 1h57min48s e ficou no lugar mais alto do pódio pela categoria W20, para atletas mulheres cadeirantes, por um segundo.
A maratonista brasileira, que teve de amputar a perna esquerda abaixo do joelho devido a um acidente de moto, chegou à frente de Noemi Alphonse, das Ilhas Maurício, que fez o tempo de 1h57min49s, e da sul-africana Shelly Woods, que ficou com o bronze com a marca de 2h16min30s.
Campeonato Brasileiro de tiro esportivo
Após duas edições do Meeting e uma da Copa do Brasil, o tiro esportivo paralímpico brasileiro vai iniciar mais uma competição nesta temporada: o Campeonato Brasileiro. O evento ocorrerá nos próximos sábado e domingo, 22 e 23 de outubro, no Centro Militar de Tiro Esportivo, em Deodoro, zona oeste do Rio de Janeiro.
Grand Prix de taekwondo paralímpico Manchester (ING)
O Brasil será representado por 11 atletas no Grand Prix de taekwondo paralímpico Manchester (ING), que acontece na próxima quinta-feira, 20. Entre eles, estarão os três medalhistas dos Jogos Paralímpicos de Tóquio: Nathan Torquato (ouro na categoria até 61 kg), Débora Menezes (prata na categoria acima dos 58 kg) e Silvana Fernandes (bronze na categoria até 58 kg).
Atletas Masculino:
Até 58kg – Fabrício Marques
Até 63kg – Nathan Torquato
Até 70kg – Bruno Rodrigues da Mota
Acima de 80kg – Pedro Paulo Neves
Atletas Feminino:
Até 52kg – Cristhiane Neves
Até 52kg – Maria Eduarda Stumpf
Até 57kg – Silvana Cardoso Fernandes
Até 65kg – Leylianne Samara Ramos
Até 65kg – Ana Carolina Moura
Acima 65kg – Débora Menezes
Acima 65kg – Camila Macedo
Copa América de futebol de cegos
A Seleção Brasileira de futebol de cegos está concentrada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a disputa da Copa América, que será realizada entre os dias 23 e 28 de outubro, em Córdoba, na Argentina.
Confira abaixo os atletas convocados e a tabela de jogos:
Goleiros
Giovane Batista
Luan Lacerda
Atletas de linha
Cássio Reis
Jardiel Vieira
Jonatan Felipe
Maicon Mendes
Maxwell Valente
Raimundo Nonato
Ricardo Alves
Tiago da Silva
DOMINGO – 23 DE OUTUBRO
14h Peru x Argentina
16h Chile x Colômbia
18h México x Brasil
SEGUNDA-FEIRA – 24 DE OUTUBRO
14h Peru x Chile
16h Argentina x Brasil
18h Colômbia x México
TERÇA-FEIRA – 25 DE OUTUBRO
14h Peru x Colômbia
16h Argentina x México
18h Chile x Brasil
QUARTA-FEIRA – 26 DE OUTUBRO
14h Peru x México
16h Argentina x Chile
18h Colômbia x Brasil
QUINTA-FEIRA – 27 DE OUTUBRO
14h Peru x Brasil
16h Argentina x Colômbia
18h Chile x México
SEXTA-FEIRA – 28 DE OUTUBRO
16h 3º colocado x 4º colocado
18h 1º colocado x 2º colocado
Patrocínios
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa.
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O rúgbi em CR é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O basquete em CR é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O futebol de cegos é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O tiro esportivo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Nathan Torquato, Silvana Fernandes, Débora Menezes e Jovane Guissone são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)