Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleções feminina e masculina de goalball disputam a medalha de bronze no Mundial de Jovens

Jogadoras brasileiras em posição na semifinal contra a Turquia | Foto: Divulgação/CBDV/ Taba Benedicto
As Seleções Brasileiras feminina e masculina de goalball jogarão nesta quarta-feira, 19, pela medalha de bronze no Campeonato Mundial de Jovens, torneio disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.A equipe masculina encara a Coreia do Sul a partir das 8h, enquanto a feminina desafia Israel no duelo seguinte, marcado para 9h. As finais acontecerão na sequência e reunirão Israel x Polônia (masculino) e Turquia x Austrália (feminino).

Atuais campeãs, as brasileiras não conseguiram escapar das turcas nas semifinais, mesmo após a vitória sobre a Austrália (6 a 4) pela manhã, no encerramento da fase classificatória – a equipe terminou com a mesma pontuação das israelenses, mas teve pior saldo de gols, o que a deixou na quarta colocação e no caminho da Turquia, melhor time do Mundial.

Contra a artilheira Fatmagul Guler, campeã paralímpica e mundial, o trio brasileiro manteve o duelo um pouco mais equilibrado até metade do primeiro tempo, mas, bem mais inexperiente, acabou cedendo ao volume ofensivo das adversárias, que fecharam o duelo em 11 a 4.

Um pouco antes, a Seleção masculina reencontrou a Polônia na semifinal, rival de quem já havia perdido na estreia da competição (11 a 3). O trio titular formado por Fabinho, Wellington e Victor Hugo conseguiu controlar inicialmente um pouco da força do goleador Marcin Czerwinski, até o camisa 8 polonês começar a marcar os gols. Com dez tentos, ele acabou desmontando a defesa brasileira e ajudou seu país a fechar o confronto em game: 15 a 5.A competição é chancelada pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês) e tem a organização da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). O torneio reúne Brasil, Polônia, Israel, Estados Unidos, Quênia e Coreia do Sul na chave masculina. Na feminina, competem Brasil, Alemanha, Austrália, Turquia, Quênia, Israel e Coreia do Sul.

Esta é a nona edição do Mundial, que passou a ser disputado em 2005. Além do ouro em 2019, a Seleção feminina do Brasil ainda tem uma prata (2013) e dois bronzes (2017 e 2009). Já a masculina soma três pratas (2019, 2017 e 2009) e um bronze (2013).

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportes de Deficientes Visuais (CBDV). 

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do goalball.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery