A fase classificatória do torneio masculino acabou com a definição dos quatro primeiros colocados que seguirão na briga por medalhas. Os brasileiros vão duelar contra a Polônia, às 15h, desta terça-feira, 18, enquanto Israel e Coreia do Sul medirão forças na outra eliminatória, a partir das 14h.
Já a chave feminina ainda terá três confrontos pela fase de grupos na parte da manhã. As brasileiras, independentemente do resultado contra a Austrália, às 9h, não têm mais como ficarem de fora do quarteto que jogará as semifinais. Resta saber em qual colocação, o que é determinante para o cruzamento.
Nesta segunda-feira, o confronto direto com as israelenses foi bastante equilibrado. Amanda Braz marcou todos os gols do Brasil, mas o placar foi de 6 a 3 para as rivais. Se os confrontos derradeiros da fase de grupos não alterarem a ordem atual da classificação, teremos nas semifinais no período da tarde: Turquia x Brasil; Austrália x Israel. Vale lembrar que a Seleção Brasileira é a atual campeã da competição após o título inédito obtido na Austrália, em 2019.
A Seleção Brasileira masculina enfrentou a Coreia do Sul e não deu chances aos asiáticos impondo um “game” de 10 a 0. A equipe terminou sua campanha na primeira fase com a terceira melhor performance: três vitórias e duas derrotas. Terá pela frente na semifinal a Polônia, a quem enfrentou na rodada de abertura do Mundial – derrota por 11 a 3.
A competição é chancelada pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês) e tem a organização da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). O torneio reúne Brasil, Polônia, Israel, Estados Unidos, Quênia e Coreia do Sul na chave masculina. Na feminina, competem Brasil, Alemanha, Austrália, Turquia, Quênia, Israel e Coreia do Sul.
Esta é a nona edição do Mundial, que passou a ser disputado em 2005. Além do ouro em 2019, a Seleção feminina do Brasil ainda tem uma prata (2013) e dois bronzes (2017 e 2009). Já a masculina soma três pratas (2019, 2017 e 2009) e um bronze (2013).
Patrocínio
O goalball é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)