Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção Brasileira de tênis em cadeira de rodas é convocada para Mundial em Portugal

O tenista em cadeira de rodas Ymanitu Silva no Centro de Treinamento Paralímpico | Foto: Alessandra Cabral/CPB

Catorze atletas brasileiros do tênis em cadeira de rodas foram convocados para o Mundial da modalidade, que acontecerá em Vilamoura, Portugal, de 1 a 5 de maio deste ano. Entre os selecionados estão a tocantinense Jade Lanai, 18, que jogará partidas da categoria Feminino Open, e o catarinense Ymanitu Silva, 39, da Quad (atletas que também têm deficiências nos membros superiores).

Na última edição do torneio, em maio de 2022, o Brasil saiu com uma medalha de bronze. À oportunidade, Ymanitu Silva, Leandro Pena e Augusto Fernandes ficaram em terceiro lugar na disputa por equipes da categoria Quad.

Para este ano, a Seleção Brasileira terá novidades no evento. Uma delas é a jovem Jade Lanai, primeira atleta brasileira a conquistar um Grand Slam no tênis em cadeira de rodas. Em setembro do ano passado, ela venceu o Aberto dos EUA, em Nova York, nas chaves de simples e duplas da categoria Júnior. Em 2023, ela passou a competir no Feminino Open.

A delegação do Brasil também terá tenistas experientes, como é o caso de Ymanitu, bronze no último Mundial e vice-campeão em dois Grand Slams desde 2022: Roland Garros e Aberto da Austrália. Em ambas as competições, ele chegou ao pódio nas duplas.

Além deles, mais 12 atletas foram convocados, segundo os critérios estabelecidos pelo Departamento de Tênis em Cadeira de Rodas da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).  Esta será a sexta vez consecutiva em que a Seleção Brasileira terá representantes nas quatro categorias: Feminino Open, Masculino Open, Quad e Júnior. As equipes feminina e Quad já estavam previamente classificadas para o torneio, enquanto o time masculino garantiu a vaga no Qualificatório do México, em fevereiro. A equipe Júnior disputará a competição por meio de um Wild Card (convite).

“Estar presente em todas as categorias é muito importante para o desenvolvimento do esporte no país, ainda mais por termos tenistas no top 10, o que nos cria expectativas de chegar ao pódio. Esses frutos são os que nós já estamos colhendo pelo planejamento para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024”, disse Jesus Tajra, vice-presidente da CBT.

Confira a lista de convocados
MASCULINO OPEN

Daniel Rodrigues (#41)
Gustavo Carneiro (#54)
Jucelio Torquato (#88)
Rafael Medeiros (#104)

FEMININO OPEN
Meirycoll Duval (#24)
Lucimaria Nascimento (#46)
Maria Fernanda Alves (#47)
Jade Lanai (#48)

QUAD
Ymanitu Silva (#9)
Leandro Pena (#13)
João Takaki (#28)

JÚNIOR
Vitória Miranda (#3)
Lorenzo Godoy (#29)
Luiz Calixto (#39)

Capitães
Raphael Moraes (Masculino)
Lázaro Herculano (Feminino)
Vinícius Cyrillo (Quad)
Leonardo Oliveira (Júnior).

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery