A paraibana Silvana Fernandes, que foi bronze na categoria até 58 kg nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, subiu pela terceira vez ao lugar mais alto do pódio em uma edição do Grand Prix nesta temporada. Antes, ela havia sido campeã em Sofia (BUL) e Manchester (ING).
A outra medalha dourada em Riad veio com Ana Carolina Moura (até 65 kg), que também já havia sido campeã em outra etapa neste ano, a de Paris (FRA). Além dos dois ouros, o Brasil foi prata com o paulista Nathan Torquato, ouro nos Jogos de Tóquio 2020.
Dez lutadores do Brasil estiveram em disputa nesta quinta-feira, 8, no evento que reuniu os oito melhores atletas do mundo em cada uma das categorias do taekwondo. Além de Silvana e Nathan, outra medalhista dos Jogos Paralímpicos de Tóquio esteve no Grand Prix Final: Débora Menezes (prata na categoria acima dos 58 kg). Na Arábia Saudita, ela foi eliminada na semifinal e perdeu a disputa pelo bronze.
Neste sábado, 10, ainda haverá a premiação dos “melhores do ano” na modalidade, entre árbitros, confederações, competidores e comissão técnica.
O Grand Prix Final de Riad fechou a temporada do taekwondo paralímpico. Antes, o Brasil esteve presente em três etapas internacionais do evento: Sofia (BUL), Paris (FRA) e Manchester (ING).
Confira os integrantes da delegação brasileira em Riad:
Atletas
Fabrício Marques – até 58 kg
Nathan Torquato – até 63 kg
Pedro Paulo Neves – acima de 80 kg
Cristhiane Neves – até 52 kg
Silvana Cardoso – até 57 kg
Maria Eduarda Stumpf – até 52 kg
Leylianne Samara Ramos – até 65 kg
Ana Carolina Moura – até 65 kg
Débora Menezes – acima de 65 kg
Camila Macedo – acima de 65 kg
Staff
Rodrigo Ferla – técnico
Alan Edmilson Nascimento – técnico
Elisa Pilarski – fisioterapeuta
Guilherme Félix- analista de desempenho
Henrique Precioso – diretor técnico
Juan Moreno – consultor técnico
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Cristhiane Neves, Nathan Torquato, Leylianne Ramos, Silvana Fernandes e Débora Menezes são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Time São Paulo
O atleta Nathan Torquato é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.