A Seleção Brasileira de judô paralímpico foi convocada na última quarta-feira, 15, para o Grand Prix de Alexandria, no Egito. A segunda competição do ano da equipe nacional da modalidade será disputada nos dias 13 e 14 de março.
No primeiro desafio de 2023, o Brasil ganhou o primeiro Grand Prix do ano, disputado no final de janeiro, em Almada, em Portugal. Na ocasião, a Seleção conquistou três ouros, sete pratas e cinco bronzes. Dos 12 brasileiros inscritos, oito lideram o ranking em suas respectivas categorias.
Esta é a segunda das quatro etapas de 2023 do circuito organizado pela Federação Internacional dos Desportos para Cegos (IBSA, na sigla em inglês). As outras duas serão em Baku, no Azerbaijão, em setembro, e Tóquio, no Japão, em dezembro.
O Grand Prix contará pontos para o ranking mundial – lista que vai nortear a distribuição da maioria das vagas da modalidade para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
A Seleção Brasileira de judô também vai disputar este ano os Jogos Mundiais da IBSA, em Birmingham (ING), em agosto, e os Jogos Parapan-Americanos, em Santiago (CHI), em novembro.
O principal objetivo da comissão técnica para este ano é garantir as classificações para os Jogos Paralímpicos de Paris. “Queremos que os atletas cheguem com chances de medalha em todas as categorias”, disse Jaime Bragança, treinador da Seleção Brasileira de judô.
Jaime conta que a comissão decidiu fazer um revezamento de atletas para as disputas de 2023, para que todos participem de várias competiçõese e possam chegar aos Jogos. “Temos uma disputa interna muito importante nas categorias, o que faz com que os atletas treinem cada vez mais e cheguem preparados nas competições.”
Jaime explicou ainda que sugeriu aos atletas um descanso maior no começo do ano para que pudessem se preparar para um ciclo muito intenso. “Os atletas ainda não estavam em sua melhor forma no início do ano, mas mesmo assim conseguiram um ótimo resultado”, completou.
Antes de embarcar para o Egito, os selecionados se reunirão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 1 a 6 de março, para a primeira semana de treinamento do ano.
Posteriormente, 16 atletas da Seleção de base do judô vão se reunir de 16 a 22 de março para o segundo campo de treinamento do grupo em 2023.
Confira a lista dos atletas convocados para o Grand Prix de Alexandria:
ALANA MARTINS MALDONADO – categoria -70 kg (J2)
ARTHUR CAVALCANTE DA SILVA – categoria -90 kg (J1)
ELIELTON LIRA DE OLIVEIRA – categoria -60 kg (J1)
GIULIA DOS SANTOS PEREIRA – categoria -48 kg (J2)
LARISSA OLIVEIRA DA SILVA – categoria -57 kg (J1)
LÚCIA DA SILVA TEIXEIRA ARAÚJO – categoria -57 kg (J2)
MARCELO ADRIANO DE AZEVEDO CASANOVA – categoria -90 kg (J2)
RAYFRAN MESQUITA PONTES – categoria -73 kg (J1)
REBECA DE SOUZA SILVA – categoria +70 kg (J2)
ROSICLEIDE SILVA DE ANDRADE – categoria -48 kg (J1)
SÉRGIO FERNANDES JÚNIOR – categoria +90kg (J2)
THIEGO MARQUES DA SILVA – categoria -60 kg (J2)
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)
Patrocínio
O judô é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Alana Maldonado, Arthur Silva, Lúcia Araújo, Rayfran Pontes, Rosi Andrade e Thiego Marques são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)/