Os judocas Wiliany Vitória, 14 anos, Ana Clara, 14, e Jorge Luiz, 17, foram convocados para o 1º Campo de Treinamento de base do judô de 2023, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Além deles, Leticia Sanches, 14, foi a única representante da Escolinha, como o projeto é conhecido, a treinar com as Seleções femininas principal e de base do vôlei sentado. Essa foi a primeira convocação da atleta, a mais jovem dessa fase de treinos.
“Estou muito feliz e grata por essa experiência. Meu principal objetivo é crescer profissionalmente no vôlei e fazer parte da Seleção principal”, disse.
A segunda fase de treinamentos de vôlei sentado em 2023 continua até dia 19 deste mês no CT Paralímpico, mas, agora, só com os times masculinos (base e adulto). Técnico das Seleções Brasileiras principais feminina e masculina da modalidade, Fernando Guimarães têm observado jovens talentos do país, como Leticia.
“Tivemos uma melhora na qualidade técnica da equipe, mas ainda precisamos de muitos treinos para atingir o objetivo”, analisou o treinador, eleito o melhor de modalidades coletivas no Prêmio Paralímpicos 2022.
Escola Paralímpica de Esportes
A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual, na faixa etária de 7 a 17 anos, em treze modalidades paralímpicas.
São oferecidas aulas de atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).
Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.
As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.
Patrocínios
A Escola Paralímpica de Esporte conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro