O último revés brasileiro havia sido no dia 1º de maio de 2013, para a mesma Argentina, por 2 a 1, em jogo válido pela fase de grupos do Torneio de San Luis del Rey, também disputado no México. Quatro anos depois, em 2017, após um empate no tempo regulamentar, os argentinos superaram o Brasil, nos pênaltis, na decisão da Copa América.
“Clássico é sempre difícil. A Argentina fez um gol cedo, nós buscamos o empate e tivemos muitas finalizações. O nosso goleiro Matheus não fez nenhuma defesa importante. A competição continua e passei para os jogadores que perdemos enquanto podíamos. Se fosse um jogo eliminatório, estaríamos eliminados”, analisou o treinador da Seleção Brasileira, Fábio Vasconcelos.
Com a derrota nesta quarta-feira no Grand Prix, a Seleção Brasileira se mantém com três pontos na competição. Na estreia, nesta terça-feira, 2, o Brasil goleou a Índia, por 4 a 0, com gols de Ricardinho (2), Cássio e Maicon, no primeiro jogo entre as duas equipes na história. Agora, o time dirigido pelo técnico Fábio Vasconcelos retorna à quadra nesta quinta-feira, 4, às 13h15 (de Brasília) diante da Costa Rica.
Esta foi a quarta vez que brasileiros e argentinos se enfrentaram em 2022. Nas três ocasiões anteriores, o Brasil venceu a seleção rival por 1 a 0. Os primeiros triunfos foram na Copa Tango, na fase de grupos e na final , em Buenos Aires. Já o terceiro ocorreu no Desafio das Américas, competição realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, em julho. O Brasil se sagrou campeão nos dois torneios.
O Grand Prix Mundial de Puebla reúne cinco seleções (Brasil, Argentina, Costa Rica Índia e México) e vale uma vaga para o Mundial de 2023, em Birmingham, na Inglaterra. Todas as equipes se enfrentam em turno único e as duas melhores farão a final no próximo domingo, 7.
Depois do torneio em solos mexicanos, o Brasil terá mais um compromisso em 2022: a Copa América, marcada para Córdoba, na Argentina, de 20 a 29 de outubro de 2022.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)
Patrocínio
O futebol de cegos é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)