O torneio começou nesta manhã e terminará no próximo domingo, 7. Além de Brasil e Índia, Argentina, México e Costa Rica também participam do Grand Prix. Após a desistência do Japão, a competição teve o seu formato de disputa alterado pela Federação Internacional dos Desportos para Cegos (IBSA, na sigla em inglês). Agora, as cinco seleções vão se enfrentar em turno único e as duas melhores classificadas farão a final.
Com o resultado desta terça-feira, o time dirigido pelo técnico Fábio Vasconcelos somou seus primeiros três pontos e lidera a competição. O Brasil retorna à quadra nesta quarta-feira, às 11h (de Brasília), no clássico contra a Argentina, em uma reedição da decisão dos últimos Jogos Paralímpicos. Na ocasião, a Seleção Brasileira derrotou a rival por 1 a 0, com gol de Raimundo Nonato, e conquistou a medalha de ouro pela quinta vez no megaevento.
Em 2022, Brasil e Argentina já se enfrentaram em três oportunidades. Nas três ocasiões anteriores, o Brasil venceu a seleção rival por 1 a 0. Os primeiros triunfos foram na Copa Tango, na fase de grupos e na final , em Buenos Aires. Já o terceiro ocorreu no Desafio das Américas, competição realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, em julho. O Brasil se sagrou campeão nos dois torneios.
Patrocínio
O futebol de cegos é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)