Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Santos e Cetefe conquistam o Campeonato Brasileiro de goalball no CT Paralímpico

Jogadores do Santos posam com as medalhas de campeões brasileiros de goalball | Foto: Divulgação/Renan Cacioli/CBDV

O Campeonato Brasileiro – Série A 2021 de goalball teve suas finais disputadas neste domingo, 14, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O Santos-SP, vice na edição passada, conquistou novamente o título no masculino em final contra o Cetefe-DF, que, no feminino, teve melhor sorte e derrotou as então campeãs do Sesi-SP. Foi a primeira vez que a equipe brasiliense ganhou a Série A.

“Orgulho dessa equipe! Jogamos com muita união, determinação e alegria. Acho que isso influenciou no nosso resultado, também, não só o treinamento e a preparação”, disse a ala Jéssica Vitorino. “A final contra a atual campeã tinha um peso, mas pensamos em jogar leves e confiantes no nosso trabalho”, emendou. O Sesi, dono de quatro títulos (2019, 2017, 2016 e 2013), disputava a quarta decisão em cinco temporadas.

O placar final na arena multiuso do Centro de Treinamento Paralímpico marcou 6 a 4 a favor do Cetefe. “Sem dúvida, esse domingo ficará marcado na história. Que felicidade de ter chegado onde chegamos! E o troféu de artilheira foi só um presente a mais do papai do céu”, falou a ala Kátia, que terminou o torneio como goleadora máxima (20 gols).

Um pouco mais tarde, com transmissão ao vivo do SporTV, foi a vez dos homens duelarem pela taça. Apesar da ascensão do Cetefe na competição, pesou a experiência da equipe que disputou sua quinta final consecutiva de Brasileiro e acabou vencendo por 5 a 3. O Santos, agora, detém os títulos de 2016, 2018 e 2021.

“A gente tem uma equipe com muita rodagem e, hoje, essa experiência deu um passo à frente em relação ao Cetefe, que mostrou estar em condições de brigar com os grandes do goalball”, elogiou o ala Leomon Moreno. O jogador, que se sagrou campeão paralímpico com a Seleção Brasileira em Tóquio este ano, ainda levou para casa o prêmio de artilheiro: 39 gols.

Outras premiações
Nas disputas pelo bronze, as meninas da AMC-MT levaram a melhor sobre a Adevibel-MG e ganharam por 8 a 0, repetindo a campanha da última edição. O mesmo fez o Athlon/São José no masculino, graças ao triunfo por 4 a 3 diante da Apace-PB com um gol de ouro anotado na prorrogação – foi o único confronto do evento que precisou do tempo extra para determinar o vencedor.

Ainda nas premiações individuais, o troféu de Revelação do campeonato acabou nas mãos de Danielle Longhini, do Sesi, e Mizael, do Cetefe.

Confira os resultados de domingo:

Bronze feminino
AMC 8 x 0 ADEVIBEL

Bronze masculino
ATHLON 4 x 3 APACE

Final feminino
SESI 4 x 6 CETEFE

Final masculino
CETEFE 3 x 5 SANTOS

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Patrocínio
O goalball brasileiro é patrocinado pelas Loterias Caixa.

Catálogos
Confira o catálogo feminino e o masculino

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery