O Brasil abre o domingo, 26, último dia de competições dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, com grandes possibilidades de ampliar a marca de ser a sua melhor campanha da história na competição e a liderança geral no quadro de medalhas. A atual edição já superou o números de medalhas de Lima, em 2019, com 332 pódios antes as 308 medalhas obtidas há quatro anos. Ciclismo e badminton fecham a participação brasileira com a promessa de mais conquistas em solo chileno.
O ciclismo brasileiro vem credenciado pelo bom desempenho nos primeiros dias de competição, quando conseguiu sete pódios no total, sendo três ouros, duas pratas e dois bronzes. Com isso, resta apenas uma medalha para a modalidade igualar a campanha de Lima 2019, quando foram três medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze. Neste domingo, 26, a partir das 8h, em Santiago, os 14 atletas brasileiros da modalidade vão participar das finais em todas as classes.
Entre os destaques está a paulista Bianca Canovas Garcia, que ficou com o ouro na prova individual contrarrelógio, classe B2, ao lado da piloto, a paranaense Nicolle Borge.
Já no badminton, o paranaense Vitor Tavares, 24, é o grande nome brasileiro na competição. Único representante do país na modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020 – fechou a participação na quarta colocação –, o atleta enfrenta o norte-americano Miles Krajewski na disputa do ouro do simples masculino da classe SH6, a partir das 11h.
O brasileiro chega credenciado como o atual campeão da sua classe após o ouro no Parapan de Lima 2019, além de outras importantes conquistas na carreira, como bronze no individual e prata nas duplas no Mundial de badminton, em Tóquio, em 2022.
Além de Vitor Tavares, o Brasil também estará representado em outras cinco finais, com duas medalhas de ouro garantidas, já que haverá duas decisões somente com finalistas brasileiros.
Nas duplas mistas, classes SL3 e SU5, a paulista Adriane Ávila e o sul-mato-grossense Yuki Roberto encaram a paranaense Edwarda Dias e o paulista Rogério Oliveira, a partir das 9h. O outro ouro do país garantido virá do jogo entre o paulista Rodolfo Cano e o brasiliense Marcelo Conceição, que se enfrentam no torneio de simples masculino, classe WH1, às 11h.
Na sequência, o paulista Júlio César Godoy briga pelo ouro contra o chileno Jaime Urrutia, no torneio de simples, pela classe WH2. Também na briga pelo lugar mais alto do pódio, a brasiliense Danielle Araújo joga contra a peruana Jaquelin Javier, no torneio de simples feminino, classe WH1, às 9h. Na sequência, é a vez da sergipana Maria Gilda Antunes encarar a também peruana Pilar Cancino, pela classe WH2.
Outros dois brasileiros também têm possibilidades de medalha no badminton. O catarinense Jonathan Cardoso, pela classe SL3, e o cearense José Ambrosio, pela classe WH2, disputam a medalha de bronze também na manhã deste domingo na campital chilena.
Confira os horários da participação de cada modalidade/atleta em Santiago neste domingo, 26 (horário de Brasília):
08:00 Ciclismo masculino
Corrida de rua
08:00 Ciclismo feminino
Corrida de rua
09:00 Badminton
Adriane Ávila / Yuki Roberto x Edwarda Dias / Rogério Oliveira – Duplas mistas SL3 / SU5 (Final)
09:00 Badminton masculino
Jonathan Cardoso x Adversário peruano – Simples SL3 (Disputa do bronze)
09:00 Badminton feminino
Danielle Araújo x Adversária peruana – Simples WH1 (Final)
09:00 (na sequência) Badminton feminino
Maria Gilda Antunes x Adversária peruana – Simples WH2 (Final)
11:00 Badminton masculino
Vitor Tavares x Adversário norte-americano – Simples SH6 – (Final)
11:00 Badminton masculino
Rodolfo Cano x Marcelo Conceição – Simples WH1 – (Final)
11:00 Badminton masculino (na sequência)
Júlio César Godoy x Adversário chileno – Simples WH2 – (Final)
11:00 Badminton masculino
José Ambrosio Chaves x Adversário canadense – Simples WH2 – (Disputa do bronze)
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa e do tiro esportivo.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)