A paulista Gilmara do Rosário conquistou a medalha de bronze na prova de resistência da classe H2 (handbike) No Mundial de ciclismo paralímpico de estrada, em Glasgow, Escócia, nesta sexta-feira, 11.
A disputa foi vencida pela italiana Roberta Amádio (1h45s45). A também italiana Angela Procido ficou com a prata, com diferença de 14min40 em relação à primeira colocada. Gilmara terminou em terceiro, com 16min39 acima da campeã.
Com isso, o Brasil chega a sua terceira medalha na competição, a segunda da paulista, que foi prata na prova contrarrelógio, na quarta-feira, 9. Além disso, o paulista Lauro Chaman, da classe C5 (bicicletas convencionais) obteve uma prata na mesma prova, na quinta-feira, 10.
Desde a semana passada, o Brasil ganhou cinco medalhas na Escócia. Lauro já havia subido duas vezes ao pódio, dessa vez nas disputas do Mundial de ciclismo de pista, ao ser bronze nas provas scratch e omnium.
Entre os demais brasileiros que competiram nesta sexta na prova de resistência, as melhores posições foram obtidas por Jady Malavazzi, 4º Lugar na prova da classe H3, e Marcos Mello, 5º Lugar na classe H1.
O Mundial de ciclismo paralímpico de pista e estrada é o evento que mais distribui pontos para o ranking paralímpico de nações, usado para a definição das vagas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, oferecendo o dobro da pontuação dada em etapas de Copa do Mundo. As provas de estrada continuam até domingo, 13.
A Seleção Brasileira disputa o Mundial de pista e estrada com 15 atletas: Lauro Chaman, Carlos Soares, André Grizante, Victor Herling, Ronan Fonseca, Ulisses Freitas, Dave Raposo e Marcos Melo formam o time masculino. Jady Malavazzi, Amanda Paiva, Carolina Leite, Sabrina Custódia, Victória Barbosa, Mariana Garcia e Gilmara Sol são as representantes da equipe feminina.
Confira os resultados dos brasileiros nesta sexta-feira, 10:
Resultados Provas de Resistência – 11.08.2023
Gilmara Sol do Rosário – Classe H2 – Bronze
Jady Martins Malavazzi- Classe H3 – 4º Lugar
Marcos Antônio Mello – Classe H1 – 5º Lugar
Mariana Garcia – Classe H4 – 10° Lugar
Dave Raposo Lemos – Classe H2 – 12º Lugar
Ulisses Leal Freitas – Classe H4 – 12º Lugar
Ronan da Motta Fonseca – Classe H5 – 13º Lugar
Time São Paulo
O atleta Lauro Chaman é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Gilmara do rosário conquista segunda medalha no Mundial de ciclismo de estrada da Escócia