Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Lauro Chaman conquista segunda prata brasileira no Mundial de ciclismo paralímpico de estrada na Escócia

O paulista Lauro Chaman faturou a medalha de prata na prova de contrarrelógio da classe C5 (bicicletas convencionais), nesta quinta-feira, 10, durante o Mundial de ciclismo paralímpico de estrada, em Glasgow, Escócia. O tempo do brasileiro foi de 35min40s67. O pódio ainda foi composto pelo holandês Daniel Abraham (35mins01s01), ouro, e pelo francês Dorian Foulon (36min18s16), bronze.

Esta foi a segunda medalha do Brasil no evento. Na quarta-feira, 9, a paulista Gilmara do Rosário, da classe H2 (handbike), também se sagrou vice-campeã mundial no Reino Unido. Antes, o próprio Lauro já havia subido duas vezes ao pódio, mas no Mundial de ciclismo de pista, também na Escócia, ao ser bronze nas provas scratch omnium. 

Outros brasileiros entraram em ação na Escócia nesta sexta-feira. Victoria Barbosa ficou em oitavo lugar na prova da classe C2, uma posição acima de Sabrina Custódia. Na disputa masculina, Victor Herling ficou em 16º.

Na C3, Amanda Antunes Paiva fechou sua participação na nona colocação, enquanto na C1, Carlos Gomes Soares foi 10º colocado. Por fim, na C5, Carolina Barasnevicius encerrou a prova em 12º lugar e, na C4, André Grizante, em 19º.

O Mundial de ciclismo paralímpico de pista e estrada é o evento que mais distribui pontos para o ranking paralímpico de nações, usado para a definição das vagas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, oferecendo o dobro da pontuação dada em etapas de Copa do Mundo. As provas de estrada continuam até domingo, 13.

A Seleção Brasileira disputa o Mundial de pista e estrada com 15 atletas: Lauro Chaman, Carlos Soares, André Grizante, Victor Herling, Ronan Fonseca, Ulisses Freitas, Dave Raposo e Marcos Melo formam o time masculino. Jady Malavazzi, Amanda Paiva, Carolina Leite, Sabrina Custódia, Victória Barbosa, Mariana Garcia e Gilmara Sol são as representantes da equipe feminina.

Confira os resultados dos brasileiros nesta quinta-feira, 10:
Lauro Chaman – Classe C5 – Prata
Victoria Barbosa – Classe C2 – 8º Lugar
Sabrina Custódia da Silva – Classe C2 – 9º Luar
Amanda Antunes de Paiva – Classe C3 – 9º Lugar
Carlos Gomes Soares – Classe C1- 10° Lugar
Carolina Barasnevicius – Classe C5 – 12º Lugar
Victor Herling – Classe C2 – 16º Lugar
André Grizante – Classe C4 – 19º Lugar

Time São Paulo
O atleta Lauro Chaman é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery