O paulista Lauro Chaman, da classe C5 (que usam bicicletas convencionais) conquistou sua segunda medalha de bronze no Campeonato Mundial de ciclismo paralímpico de estrada e pista, nesta segunda-feira, 7. A competição acontecerá até o próximo domingo, 13, em Glasgow, na Escócia.
Na disputa Omnium, que reúne quatro provas e o resultado geral é a pontuação acumulada nelas, o ciclista chegou a sua pontuação final com 32 pontos na prova dos 200 m, 32 na perseguição, 38 na scratch e 26 na contrarrelógio e somou 128 pontos no total, o que lhe rendeu a terceira colocação.
O primeiro lugar ficou com o ucraniano Yehor Dementyev que encerrou a prova com 138 pontos e o segundo com o austríaco Franz-Josef Lasser, 130 pontos. Na última quinta, 3, Lauro já havia obtido a medalha de bronze na prova scratch.
Neste ano, Lauro se tornou tricampeão da Copa do Mundo de ciclismo paralímpico após competir em etapas da Itália, Bélgica e Estados Unidos. Os brasileiros seguem nas disputas de pista até terça-feira, 8. Em seguida, competem às provas de estrada que acontecem de quarta-feira, 9, a domingo, 13.
O Mundial é o evento que mais distribui pontos para o ranking paralímpico de nações, usado para a definição das vagas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, oferecendo o dobro da pontuação dada em etapas de Copa do Mundo.
Os brasileiros seguem nas disputas de pista até terça-feira, 8. Em seguida, competem às provas de estrada que acontecem de quarta-feira, 9, a domingo, 13.
A Seleção Brasileira disputa o Mundial com 15 atletas. Lauro Chaman, Carlos Soares, André Grizante, Victor Herling, Ronan Fonseca, Ulisses Freitas, Dave Raposo e Marcos Melo formam o time masculino. Jady Malavazzi, Amanda Paiva, Carolina Leite, Sabrina Custódia, Victória Barbosa, Mariana Garcia e Gilmara Sol são as representantes da equipe feminina.
Time São Paulo
O atleta Lauro Chaman é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)