Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Meeting Paralímpico Loterias Caixa no RJ é último teste para recordista antes de Mundial de halterofilismo

Gustavo faz sinal de positivo após movimento na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa chega ao Rio de Janeiro neste sábado, 12, e recebe atletas das Seleções Brasileiras de halterofilismo, natação e atletismo para disputas das três modalidades no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN). Estão inscritos no evento na capital fluminense 277 atletas de 13 estados (AM, ES, GO, MG, MT, PA, PB, PR, RJ, RO, RS, SC, SP) e do Distrito Federal. Desses, 194 estarão nas provas de atletismo, 70 nas de natação e 13 nas de halterofilismo.

A competição é idealizada e organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.

O Meeting será o último teste do halterofilista carioca Gustavo Amaral Souza antes de sua participação no Mundial de Dubai, de 22 a 30 de agosto. “Competir em casa é sempre especial, tem um nervosismo diferente. É muito importante ter essa disputa dias antes do Mundial. Vai ser incrível poder testar algumas estratégias. Provavelmente vou experimentar as pedidas [de peso] que eu irei pedir lá no Oriente Médio”, afirmou o atleta.

A maioria dos atletas, que representará o Brasil no Mundial de halterofilismo paralímpico de Dubai, realizara a última competição específica da modalidade em solos brasileiros durante a 2ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, nos dias 29 e 30 de julho. Gustavo é uma exceção na delegação, já que a etapa do Meeting deste final de semana será realizada na “sua casa”.

No último dia 4 de agosto, Gustavo, que compete na categoria acima de 107kg, superou a si próprio e manteve o posto de atleta paralímpico brasileiro a suportar a maior marca entre todas as categorias ao levantar 231kg na Seletiva para o Parapan de Santiago, Chile, que também foi realizada na capital chilena.

“Vim de resultados bons nas últimas semanas, estou com uma dose extra de motivação. Essas competições me ajudam a estar concentrado, preparado. Esse ritmo de competições me ajuda a construir o foco para ir bem até o final do ano, quando acontecem os Jogos Parapan-Americanos [em novembro, em Santiago, no Chile]”, afirmou Gustavo, que tem uma amputação na perna direita em decorrência de uma má-formação.

O Meeting na capital fluminense ainda terá destaques no atletismo e na natação. O velocista Ricardo Mendonça, ouro no Mundial de atletismo de Paris, em julho, nas provas dos 100m e dos 200m da classe T37 (paralisia cerebral), também competirá no CEFAN neste sábado. “Para mim, é muito importante correr em casa, perto da minha família, com meu filho me assistindo. Voltar do Mundial com medalhas foi importante, mas é preciso manter o foco nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Então, já estou concentrado para o próximo grande compromisso internacional, que é o Parapan, e, depois, o Mundial de atletismo em Kobe [em maio de 2024, no Japão], afirmou.

Dona de duas medalhas no Mundial de natação paralímpica, que acabara de ser realizado em Manchester, Inglaterra, a nadadora fluminense Lídia Cruz, prata nos 100m livre da classe S4 (comprometimento físico-motor) e no revezamento misto 4x50m livre 20 pontos, será outra atleta de Seleção Brasileira no Meeting.

Esta será a terceira etapa do evento em 2023. Em julho, a competição foi realizada em Manaus (AM) e em Campo Grande (MS). Até o final do ano, ao todo, 10 capitais brasileiras vão receber o Meeting Paralímpico Loterias Caixa. Além das citadas, Belo Horizonte (BH), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e São Paulo (SP) serão sedes das provas.

No ano passado, o Meeting aconteceu em 16 capitais brasileiras: Campo Grande (MS), Amapá (AP), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Aracaju (SE), Brasília (DF), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Ao todo, foram 3.479 inscrições e 11.623 km percorridos em todas as regiões do país.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico Loterias Caixa do Rio de Janeiro podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Meeting Paralímpico de atletismo, natação e halterofilismo do Rio de Janeiro

Dia e horário: 12 de agosto – a partir das 8h.
Local: Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN)
Endereço: Av. Brasil, 10590 – Penha, Rio de Janeiro

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Lídia Cruz, Washington Nascimento e Ricardo Mendonça são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Patrocínios
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa.
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery