Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil encerra Seletiva do Parapan de halterofilismo com 16 medalhas

José Arimatéia Lima realiza levantamento durante 2ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo no CT Paralímpico | Foto: Ana Patrícia / CPB

O Brasil encerrou a Seletiva de halterofilismo para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago com 16 pódios no total após conquistar nesta sexta-feira, 4, mais quatro ouros e três pratas na competição também realizada na capital chilena. Com isso, o país terminou a sua participação com seis ouros, nove pratas e um bronze nos dois dias de disputa do torneio qualificatório.

Das medalhas brasileiras na Seletiva, sete foram conquistadas nesta sexta-feira. O primeiro ouro do dia foi obtido pela mineira Caroline Fernandes Alves, na categoria até 79kg, com o levantamento de 116kg.

Em seguida, a baiana Edilândia Araújo foi ouro na categoria acima de 86kg ao erguer 125kg em sua segunda tentativa. Na mesma prova, a paranaense Márcia Menezes ficou com a prata ao suportar 113kg. A potiguar Alane Lima também competiu na mesma categoria, mas não obteve marcas válidas.

O sergipano José Arimatéia Lima também foi ouro, na categoria até 97kg, levantando o peso de 203kg.

A última medalha de ouro veio com o mineiro Jean Rufino, que ergueu 190kg em seu melhor levantamento para vencer a categoria até 107kg.

A manauara Maria de Fátima ficou com uma das medalhas de prata do dia, na classe até 67kg com 124kg erguidos.

A competição foi encerrada com mais uma medalha de prata, para o carioca Gustavo Amaral Souza, que levantou 231kg em sua terceira tentativa.

A Seleção Brasileira havia conquistado duas medalhas de ouro, seis de prata e uma de bronze nesta quinta-feira, 3.

A obtenção de medalhas na Seletiva não garante convocação imediata para a competição continental. Segundo os Critérios de Entrada para os Jogos Parapan-Americanos definidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para a modalidade, serão chamados 20 atletas, de acordo com a posição deles no ranking próprio de acesso à competição.

Em primeiro lugar, serão chamados todos os primeiros colocados do ranking. Em seguida, os segundos colocados, e assim, sucessivamente, até serem preenchidas todas as vagas. Há limite de até dois atletas por categoria. O período para conseguir uma vaga pelo ranking se encerra neste sábado, 5.

O Brasil contou com 18 halterofilistas na Seletiva, entre aqueles que ainda não possuem marcas internacionais ou buscam melhora de posição no ranking. Os primeiros e segundos colocados de suas categorias não foram inscritos no torneio classificatório.

Patrocínios

O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery