O Meeting Paralímpico Loterias Caixa chega à sua décima, maior e última etapa de 2023, com mais de 1.000 participantes no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, em provas de atletismo, natação e halterofilismo de sexta, 3, a domingo, 5. Entre eles, estarão 33 dos 323 atletas convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, que ocorrerão de 17 a 26 de novembro. Ou seja, cerca de 10% do total dos brasileiros que representarão o país no evento continental em 17 modalidades.
Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Meeting paulista irá receber 13 convocados do atletismo, 15 da natação e cinco do halterofilismo. Juntas, as Seleções dessas modalidades terão 118 atletas no Chile.
Os competidores que estarão no Centro de Treinamento Paralímpico neste final de semana representarão 17 estados (AC, AM, AP, ES, GO, MG, MS, MT, PA, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SE e SP) e o DF. São 597 inscritos nas disputas de atletismo, 93 competidores de halterofilismo e 350 nadadores.
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.
Entre as atletas campeãs mundiais e paralímpicas esperadas no Centro de Treinamento Paralímpico neste final de semana estão a halterofilista Mariana D’ Andrea, do clube AESA-SP, a arremessadora e lançadora Beth Gomes, da ASPA-SP, e a nadadora Carol Santiago, do Grêmio Náutico União-RS. As três também foram convocadas para os Jogos Parapan-Americanos.
“Estou me preparando para quebrar o recorde das Américas no Parapan, além de conquistar a medalha de ouro. Esse será o meu segundo Parapan no adulto. Eu quero fazer uma excelente competição, validando todos os meus movimentos”, afirmou a halterofilista paulista Mariana D’Andrea, que tem baixa estatura e é campeã paralímpica na categoria até 73 kg nos Jogos de Tóquio 2020, além de mundial (até 79 kg) em Dubai 2023. No Meeting em São Paulo, ela competirá na próxima sexta-feira, 3, entre as atletas de até 79 kg. No Parapan, ela disputará na prova de até 73 kg.
“Vai ser importante para entender minha evolução e chegar na melhor forma possível em Santiago. Acredito que estamos no caminho certo para subir ao pódio no Parapan, seja lá qual for a cor da medalha. Claro que se for a douradinha, melhor ainda. Também sempre é bom encontrar outros atletas e compartilhar minha experiência com os mais jovens”, disse Beth Gomes, medalha de ouro no arremesso de peso e lançamento de disco da classe F53 (cadeirantes) no Mundial de atletismo Paralímpico de Paris, disputado em julho passado. Ela foi diagnosticada com esclerose múltipla há 30 anos, em 1993. Na capital paulista, ela irá competir no arremesso de peso, lançamento de dardo e de disco.
“Estamos aproveitando os Meetings Paralímpicos para poder testar o tempo nos placares oficiais, a suplementação, a espera entre uma prova e outra. Então, eu nadei em Recife, na minha terra, consegui estar em Porto Alegre, cidade do meu clube, e vou fechar a temporada de Meetings em São Paulo, onde moro atualmente. Isso está sendo maravilhoso porque eu consegui unir as coisas, competir em casa, no clube e no CT. É incrível”, afirmou Carol Santiago, da classe S12 (baixa visão), dona de oito medalhas no Mundial de Manchester, Inglaterra, e que nasceu com síndrome de Morning Glory, alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão. No Meeting paulista, ela nadará os 50m e 100m livre.
Em 2023, o Meeting teve sua primeira edição em julho e já passou por nove cidades: Manaus (AM),Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).
No ano passado, o Meeting aconteceu em 16 capitais brasileiras: Campo Grande (MS), Amapá (AP), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Aracaju (SE), Brasília (DF), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico de São Paulo podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Meeting Paralímpico Loterias Caixa de São Paulo
Dias e horários: 3, 4, 5 de novembro, a partir das 8h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo/SP – CEP 04.329-000
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa.
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As atletas Beth Gomes Mariana D’Andrea é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual das Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Time São Paulo
As atletas Beth Gomes e Mariana D’Andrea são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)