Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Recife recebe Carol Santiago em preparação para o Parapan

A pernambucana Carol Santiago durante edição do Meeting Paralímpico Loterias Caixa em 2022 | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa do Recife (PE), neste sábado, 30, terá como uma de suas principais atrações a nadadora Carol Santiago em ação. A pernambucana vai competir em casa após conquistar oito medalhas no Mundial de natação, disputado em Manchester, Inglaterra, no final de julho e início de agosto. O evento na capital pernambucana recebeu 338 inscrições de atletas representando 14 estados (AL, AM, AP, BA, CE, MA, PA, PB, PE, RJ, RN, SE, SP e TO).

A Universidade Federal de Pernambuco receberá provas de atletismo, com 189 competidores, enquanto o Centro Esportivo Santos Dumont sediará as disputas do halterofilismo (65 atletas) e de natação (84).

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.

Carol, que compete na classe S12 (baixa visão), disputará os 50m livre e os 100m costas, duas das provas nas quais ela conquistou o título mundial em Manchester. “Para mim, é muito importante disputar torneios agora. Devo fazer praticamente uma prova por semana até os Jogos Parapan-Americanos de Santiago [no Chile, em novembro]. Vou nadar todas as provas que abrirem lá e quero testar elas antes, testar a suplementação, os trajes, as passagens, as voltas. Isso é importante principalmente neste momento do treinamento”, afirmou.

O CPB iniciou a convocação de atletas para o Parapan nesta terça-feira, 26, quando foram anunciados 169 atletas que representarão o país em dez modalidades. Os convocados da natação serão anunciados em 10 de outubro.

Carol prevê nadar em ainda mais duas etapas do Meeting neste ano: Porto Alegre, no dia 14 de outubro, e São Paulo, de 3 a 5 de novembro. “Eu adoro os Meetings. É muito bom competir em Recife, lugar onde está minha família, meus amigos, além de ser importante estar ao lado de crianças, atletas mais jovens, e poder incentivar outros com meus resultados”, completou Carol, 38, que nasceu com a síndrome de Morning Glory, alteração na retina que diminui o campo visual.

Ao todo, a pernambucana conquistou em Manchester cinco ouros (100m costas, 100m borboleta, 50m livre, 100m livre e revezamento misto 4x100m livre – 49 pontos). Também voltou da Inglaterra com uma prata (100m peito) e dois bronzes (200m medley e revezamento misto 4x100m medley 49 pontos).

O Meeting na capital pernambucana também terá halterofilistas que fizeram parte da Seleção Brasileira na disputa do Mundial da modalidade, em Dubai, no mês de agosto, e que foram convocados, nesta terça-feira, 26, para representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, em novembro.

Estarão em Recife o pernambucano José Arimateia Lima, 8º colocado na categoria até 97kg nos Emirados Árabes, e os potiguares Maria Rizonaide, 7ª colocada na categoria até 50kg, e João Maria França Junior, que competiu na categoria até 54kg, mas não teve movimentos válidos no mesmo campeonato.

“Estou muito feliz com minha convocação para o Parapan. O Meeting vai me ajudar muito a aprimorar meu desempenho até lá. Eu estou muito motivado para treinar, competir e conquistar uma medalha. Isso está ficando mais perto de acontecer”, afirmou José Arimateia Lima.

Em 2023, o Meeting teve sua primeira edição em julho e já passou por seis cidades: Manaus (AM),Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE). Até o final do ano, ao todo, 10 capitais brasileiras vão receber o Meeting Paralímpico Loterias Caixa. O evento ainda vai passar por Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

No ano passado, o Meeting aconteceu em 16 capitais brasileiras: Campo Grande (MS), Amapá (AP), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Aracaju (SE), Brasília (DF), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Recife podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Recife
Data:
30/9, a partir das 8h

Provas de atletismo

Local: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Endereço: Av. Prof. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária, Recife – PE, 50670-901

Provas de halterofilismo e natação

Local: Centro Esportivo Santos Dumont
Endereço: RUA ALMIRANTE NELSON FERNANDES S/N – Boa Viagem (Recife)

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa.
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery