Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Parapan de Santiago 2023: CPB convoca os primeiros atletas de 10 modalidades

Nota atualizada às 16h33 do dia 06/11/2023

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulga nesta terça-feira, 26, atletas de 10 modalidades que representarão o país nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, que acontecerão de 17 a 26 de novembro. O restante da delegação brasileira que vai competir na capital chilena deverá ser anunciado nos próximos dias 3 e 10 de outubro.

Ao todo, foram convocados nesta terça-feira 170 atletas com deficiência, sendo 32 de badminton, 14 de ciclismo, 14 de futebol PC (Paralisados Cerebrais), 12 de goalball, 20 de halterofilismo, 12 de rúgbi em cadeira de rodas, 20 de taekwondo, 5 de tiro com arco, 15 de judô e 26 de tênis de mesa.

Entre os convocados, estão nomes como o jogador brasiliense de goalball Leomon Moreno, prata nos Jogos de Londres 2012, bronze no Rio 2016 e ouro em Tóquio 2020; a paulista halterofilista Mariana D’Andrea, ouro na categoria até 79kg no Mundial de Dubai 2023 e até 73kg em Tóquio 2020; o lutador paulista de taekwondo Nathan Torquato, primeiro medalhista de ouro da modalidade até 61kg pela classe K44 em Jogos Paralímpicos em Tóquio 2020; o paraibano judoca Wilians Araújo, campeão mundial em Baku 2022; e a catarinense mesatenista Danielle Rauen, bronze por equipes em Tóquio 2020 e bicampeã parapan-americana (Lima 2019 e Toronto 2015), entre outros grandes atletas do paradesporto nacional.

“O Brasil novamente vai buscar manter a hegemonia no continente, por isso temos muita confiança e orgulho desses atletas que vão representar o nosso país em Santiago. A preparação que realizamos via Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, ou via os projetos que executamos em todos os estados do Brasil nos dá a certeza de que percorremos um caminho certo neste ciclo Parapan-americano e vamos chegar fortes”, afirmou Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e bicampeão paralímpico de futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008) e eleito melhor do mundo na modalidade em 1998.

Ainda serão realizadas as convocações de mais sete modalidades nas próximas duas semanas: futebol de cegos, atletismo, basquete em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, bocha, natação e tiro esportivo.

“A história das modalidades de cegos nos Jogos Parapan-Americanos é de conquistas para o Brasil. O futebol de cegos ganhou as quatro edições disputadas, o goalball feminino e masculino vem dominando o evento desde Toronto 2015 e, desta vez, ainda terá um componente importantíssimo que será a busca da vaga para as mulheres, ainda não classificadas a Paris 2024. E o judô sempre rende muitas medalhas, basta lembrar que, em Lima 2019, tivemos 11 dos nossos 13 judocas participantes no pódio. Tenho certeza de que vamos mais uma vez contribuir para um excelente resultado do país nesta competição”, afirmou José Antônio Freire, presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

“Estou muito orgulhoso de ver o resultado de tanta luta pelo futebol de paralisados cerebrais, modalidade pela qual nunca desistimos, mesmo com sua saída do programa dos Jogos Paralímpicos. O Brasil será muito bem representado em Santiago pelos ‘meninos do Futebol PC’, não só por estarem muito preparados, mas pela vontade e a garra de manter a hegemonia nas Américas, bem como, não deixar apagar a chama do nosso Futebol PC. Agradeço ao CPB, na figura do presidente Mizael Conrado, por acreditar junto com a ANDE na força do nosso futebol”, finalizou Artur Cruz, presidente da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE). 

Desde 2007, quando a competição passou a ser realizada na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos (tal qual ocorre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos), os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim no Rio 2007, em Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019.

Neste último, o Brasil entrou para história com recorde de conquistas. A delegação brasileira chegou à inédita marca de 308 medalhas, entre as quais 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país somou tantas vitórias em uma única edição de Parapan.

Seguem as convocações separadas por modalidade:

CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO BADMINTON

CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO CICLISMO

CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO FUTEBOL PC

CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO GOALBALL

CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO HALTEROFILISMO

CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO JUDÔ

CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO RÚGBI EM CADEIRA DE RODAS

CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO TAEKWONDO

CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO TÊNIS DE MESA

CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO TIRO COM ARCO

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery