Nesta temporada, o evento já passou por Campo Grande (MS), Macapá (AP), Fortaleza (CE), Natal (RN) e João Pessoa (PB). Nenhuma dessas capitais teve tantos inscritos para as provas de atletismo como Recife. Antes, a capital paraibana era a recordista, com 110 competidores.
Entre os atletas do Meeting do Recife, estará a jovem pernambucana Évelyn Ferreira, 17, campeã brasileira sub-20 nos 100 m da classe T37 (atletas com deficiências de coordenação motora). No último mês de julho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, ela percorreu a distância em 14s74. Essa marca seria a nona melhor do ano na prova entre as adultas.
Nascida em Cabrobó, cidade a 530 km do Recife, Évelyn mora atualmente em Petrolina, onde treina na Associação Petrolinense de Atletismo (APA Petrolina), clube o qual representa nas competições. Mesmo longe da capital pernambucana, a jovem, que tem paralisia cerebral, comemorou o fato de ter uma competição como o Meeting em seu estado.
“Apesar de viver no interior e Petrolina ser distante do Recife [714 km], é muito importante não perder o ritmo competitivo e tentar melhorar minhas marcas. Vai me ajudar muito estar no Meeting”, disse a atleta, que disputará os 100 m e os 400 m na UFPE.
Évelyn entrou no paradesporto em 2019, a princípio, para melhorar a sua qualidade de vida. “Pensei que não iria dar em nada, mas, com o tempo e os treinos, a coisa foi ficando séria e virou um amor. Hoje, não me vejo sem o esporte”, disse a velocista que ao lado de outras jovens, como Marcelly Pedroso e Caroline Castro, tem conseguido resultados expressivos na classe T37. A paulistana Marcelly, por exemplo, já fez os 100 m em 14s15, quinto melhor tempo do ano, no Grand Prix de Nottwil, na Suíça, no último mês de maio.
“A nossa base vem forte. Temos meninas novas que vem para brigar com as grandes. O nível de competitividade da nossa classe está cada vez maior. Somos adversárias nas provas, mas tenho um carinho enorme por elas e espero que a gente possa dividir as pistas por muito tempo”, finalizou Évelyn.
O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005 pelo Comitê. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.
Os objetivos do evento são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil. Para ver o calendário completo do evento em 2022, basta clicar aqui.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico de atletismo do Recife podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Meeting Paralímpico de atletismo do Recife
Dia e horário: quarta-feira, 14 de setembro – a partir das 7h30.
Local: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Endereço: Av. Prof. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária, Recife – PE, 50670-901
Patrocínios
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)