O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realiza neste sábado, 31, o Meeting Paralímpico de Palmas (TO). Serão realizadas provas de campo e pista na Universidade Federal do Tocantins, com 104 atletas inscritos e disputas de tiro com arco no Colégio Militar (Unidade 2) com 14 atletas, totalizando 118 esportistas na capital tocantinense.
Haverá tanto provas válidas para o alto rendimento como também seletivas estaduais de disputas organizadas pela diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB: Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre crianças de 7 a 10 anos alunas dos Centros de Referência do CPB).
A Universidade ainda sediará uma etapa do Desafio Brasil de atletismo, competição organizada pelo CPB e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que reúne atletas com e sem deficiência. Esta disputa oferecerá oportunidade para que os atletas paralímpicos busquem o índice mínimo estabelecido pelo CPB como um dos critérios de qualificação para o Mundial de Nova Déli, na Índia, de 27 de setembro a 5 de outubro.
A competição receberá atletas que acabaram de retornar de São Paulo com medalhas conquistadas na Primeira Etapa Nacional do Circuito Paralímpico de atletismo, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico no sábado, 24, e domingo, 25, com mais de 400 participantes.
Entre os confirmados está o sul-mato-grossense Fabrício Ferreira, da classe T13 (baixa visão). O velocista foi o vencedor da prova dos 100m no Circuito Nacional, com o tempo de 10s93, e tem no currículo a medalha de prata na mesma prova no Mundial de Paris, em 2023.
“Estou vindo em uma constância boa que têm me agradado bastante, com quatro provas correndo abaixo dos 11 segundos. Por isso, estou otimista e acredito que vou abaixar ainda mais a minha marca, buscando o índice que me qualifique ao Mundial deste ano”, afirmou o atleta do Sesi-SP que tem baixa visão por conta de toxoplasmose.
Fabrício afirma gostar de competir em sequência, como fará nesta semana. “Este movimento de muitas competições me ajuda bastante. Sou um atleta que, para melhorar marcas, precisa competir constantemente. Isso me ajuda bastante”, explicou.
Outro medalhista de ouro do circuito que correrá em Palmas será o tocantinense Domingos Silva, 25, do clube Reviver. O atleta venceu a prova dos 400m para a classe T46 (comprometimento em membros superiores) com a marca de 53s32. Além de repetir esta prova no Desafio Brasil de atletismo, ele ainda correrá os 100m pelo Meeting.
“Vai ser um megaevento em nosso estado. Minha estratégia será buscar uma boa marca nos 400m, que me coloque entre os três primeiros no ranking mundial, para eu disputar uma vaga para competir na Índia”, explicou.
Medalhista de bronze nos 400m da classe T46 (comprometimento em membros superiores) no Circuito, a maranhense Sâmyla Vitória Silva, 20, contou que a sequência de competições a ajuda em sua adaptação no atletismo. A atleta praticava natação e passou a se dedicar exclusivamente às pistas há oito meses.
“Hoje estou me descobrindo nessa nova modalidade, em busca de muitas conquistas. Estou encontrando meu potencial a cada dia e ter essa competição perto de casa me deixa muito feliz”, disse.
O Meeting Paralímpico tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É realizado desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que aconteciam desde 2005. Entre abril e agosto deste ano, o evento irá passar por todos os estados e pelo Distrito Federal.
Desde abril, o evento teve etapas em Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC), Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Aracaju (SE) e Goiânia (GO).
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico de Palmas podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo pelo qual irão cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Meeting Paralímpico 2025 – Etapa de Palmas
Data: 31 de maio, a partir das 8h
Atletismo
Local: Universidade Federal do Tocantins
Endereço: Avenida NS-15, Quadra 109 – Alcno 14, Norte, s/n – bloco D – Plano Diretor Norte
Tiro com arco
Local: Colégio Militar Unidade II, Senador Antônio Luiz Maya
Endereço: Quadra 206 Norte, Q.301 NORTE Avenida LO, 4-Lote 04-Plano Diretor Norte
Patrocínio
Braskem e ASICS são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)