Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Meeting Paralímpico de Salvador promove estreia de nadador baiano no alto rendimento

Heitor Vieira Costa posa para foto durante etapa do Meeting Paralímpico de Salvador | Foto: Ale Cabral / CPB

Salvador foi a primeira capital do Nordeste a receber o Meeting Paralímpico em 2025, neste sábado, 10, com 112 competidores de atletismo, natação e tiro com arco. A etapa também marcou a estreia do nadador baiano Heitor Vieira Costa em provas de alto rendimento. Ele participou da prova dos 50m livre da classe S10 (para atletas com limitações físico-motoras).

O Meeting Paralímpico é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. Entre abril e agosto deste ano, o evento irá passar por todos os estados e pelo Distrito Federal.

Salvador recebeu provas de atletismo no estádio de Pituaçu; de natação, na piscina Olímpica de Salvador, e de tiro com arco, no Centro Universitário Jorge Amado. No mesmo dia, foi realizada concomitantemente a etapa de Campo Grande (MS).

Na capital baiana, Heitor competiu pela primeira vez entre atletas profissionais após ingressar na modalidade há pouco mais de um ano. O atleta de 19 anos, que foi diagnosticado com uma espinha bífida (doença congênita que compromete o desenvolvimento completo da coluna vertebral durante a gestação), venceu a prova dos 50m livre com o tempo de 33s87 — marca melhor do que ele havia conseguido nos treinos.

“Foi bastante gratificante ter feito um bom tempo. Perceber que o que temos feito nos treinos dá resultado. Estou muito feliz, fiquei bastante ansioso e nervoso por ser a primeira vez. Mas, na hora que a largada é dada, a gente esquece de tudo e só pensa em nadar”, analisou o atleta nascido em Jequié (BA).

Até começar na natação, Heitor era praticante de judô. Chegou a competir nos tatames em campeonatos regionais da Bahia antes de migrar para a nova modalidade.

“Mantenho a essência daquele menino de 12 anos. O judô me ajuda até hoje com a questão emocional, de respiração e até psicológica. Vou continuar treinando e me empenhar o máximo possível. E, claro, tenho o sonho de um dia disputar uma edição dos Jogos Paralímpicos”, completou.

Em contrapartida, no atletismo, o jovem Davy Jesus dos Santos, 13, competiu no Meeting em Salvador pela segunda vez consecutiva. Ele participou das provas dos 60m e dos 100m da classe T11 (deficiência visual), pelas Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares.

“Foi muito bom competir novamente na minha cidade. Correr aqui perto de casa é muito bom, não tem que viajar para longe. Fiquei nervoso até a hora das provas. Mas consegui ter um bom desempenho”, afirmou o jovem atleta, que tem glaucoma congênito.

Patrocínio
Braskem é a patrocinadora oficial do atletismo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

Fornecedor