Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Medalhistas paralímpicos participam de 3ª etapa do Desafio CPB/CBAt com foco em Grand Prix de Marrakesh

João Victor realiza arremesso durante os Jogos de Tóquio 2020 | Foto: Wander Roberto / CPB

Medalhistas paralímpicos vão participar da 3ª etapa do Desafio CPB/CBAt, evento que reunirá atletas com deficiência e olímpicos em disputas de campo e pista, na manhã desta quinta-feira, 21, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com foco na próxima etapa do Grand Prix de atletismo. A disputa está marcada para acontecer em Marrakesh, no Marrocos, de 15 a 17 de setembro e será uma das principais competições internacionais da modalidade no ano após a suspensão do Mundial de 2022.

O Grand Prix é o circuito internacional do atletismo organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).

Já o Desafio de atletismo CPB/CBAt tem a finalidade de difundir e desenvolver a prática da modalidade entre atletas brasileiros com e sem deficiência. Dirigido e organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento será dividido em sete etapas durante todo o ano de 2022. 

“Esse Desafio vai ser mais uma preparação para que eu possa testar novas marcas para futuros campeonatos, como a etapa de Marrakesh, em setembro, e até mesmo os Jogos Parapan-americanos no ano que vem, em Santiago. Então, essas competições que colocam a gente frente à frente com os atletas olímpicos são um grande teste”, avaliou Beth Gomes, campeã paralímpica no lançamento de disco pela classe F52 nos Jogos de Tóquio, além de recordista mundial no arremesso de peso com a marca de 8,45 m pela mesma classe.  

As provas têm previsão de começar às 8h15. As disputas entre atletas paralímpicos e olímpicos serão nos 100 m, 200 m, 400 m, 1.500 m , salto em distância, salto em altura, arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco. Ainda haverá provas para cadeirantes no lançamento de disco e dardo e no arremesso de peso, além de salto em distância para atletas com deficiência visual.

“Estou bastante otimista e treinando bastante para me manter em ritmo de competição para os próximos desafios internacionais e buscar as marcas que me darão vaga para o Mundial de Paris 2023 e Jogos de 2024”, completou João Victor Teixeira, bronze no arremesso de peso e no lançamento disco pela classe F37 no Japão.

Também estarão presentes medalhistas paralímpicos em Tóquio 2020 como Claudiney dos Santos (ouro no lançamento de disco F56), Alessandro Silva (ouro no lançamento de disco F11), Silvânia Costa (ouro no salto em distância T11, Raissa Machado (prata no lançamento de dardo F56), Washington Júnior (bronze nos 100m T47), Jardênia Barbosa da Silva (bronze nos 400m T20), Mateus Evangelista (bronze no salto em distância T37), Ricardo Mendonça (bronze nos 200m T37), Thiago Paulino (bonze no arremesso de peso F57), e Julyana da Silva (bronze no lançamento de disco F57), entre outros.

Serviço
3ª etapa do Desafio CPB/CBAt 
Dia e horário: 21 de julho – a partir das 8h15.
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 11,5 sem número – Vila Guarani – São Paulo.

Patrocínio
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery