Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Beth Gomes quebra recorde mundial no arremesso de peso durante Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de atletismo

Beth Gomes exibe sua medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de atletismo | Foto: Ale Cabral/CPB
A atleta paulista Beth Gomes, 57, da ASPA/SP, bateu o recorde mundial no arremesso de peso da categoria F52 (para atletas cadeirantes). Na manhã desta quinta-feira, 5, Beth atingiu a marca de 8,45 m durante o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O recorde anterior pertencia à própria paulista, que arremessou 7,80 m, em setembro de 2019, também no CT Paralímpico.

Além de ser recordista mundial no arremesso de peso em sua classe, Beth também é a atual campeã paralímpica e dona da melhor marca do planeta no lançamento de disco, prova que ela disputará nesta sexta-feira, 6, no Campeonato Brasileiro.

“Eu venho treinando para as duas provas, arremesso de peso e lançamento de disco. Para mim, foi uma grande surpresa ter batido esse recorde. Quando a gente tem determinação nos treinamentos, foco e perseverança, a gente chega aos nossos objetivos. É isso que vim fazer hoje,aqui,  com a minha técnica Rosiane Farias”, disse a paulista de Santos. 

Outros atletas das provas de campo que se destacaram nesta manhã de quinta-feira foram Alessandro Silva, da ADV-VALE/SP, da classe F11 (para atletas cegos), e Lunier Carvalho, da APARU-UBERLÂNDIA/MG, da classe F13 (para pessoas com deficiência visual).

Também no arremesso de peso, Alessandro atingiu a marca de 14,05 m e quebrou o recorde das Américas. A melhor marca da região já era dele e foi registrada em novembro de 2019, durante o Mundial de atletismo de Dubai. Alessandro é o atual bicampeão e recordista paralímpico no lançamento de disco.

Assim como Alessandro, Lunier estabeleceu uma nova marca das Américas em sua classe no arremesso de peso. Nesta quinta-feira, na capital paulista, ele arremessou para 11,7 m e superou seu próprio recorde, de 11,29 m, registrado em São Paulo, no ano de 2017. As provas de arremesso de peso nas classes F52, F11 e F13 não fazem parte do programa dos Jogos Paralímpicos.

Os Campeonatos Brasileiros começaram a ser organizados e realizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em 2018. Desde então, apenas em 2020 não houve competições, devido à pandemia de Covid-19.

Além dos torneios de atletismo e halterofilismo, que são disputados até sábado, 7, e têm transmissão no YouTube e Facebook do CPB,  haverá disputas de outras duas modalidades até o fim do ano. O Brasileiro de natação ocorrerá entre os dias 12 e 14 de maio, também no CT Paralímpico, enquanto o de tiro esportivo será realizado de 21 a 23 de outubro, no Rio de Janeiro. 

Imprensa 
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir ambas as competições podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o(s) evento(s) e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. O uso de máscara será obrigatório. Nos dias do(s) evento(s), deverão se identificar na sala de imprensa do local. 

Serviço 
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de atletismo e de halterofilismo 
Dias e horários: de 5 a 7 de maio – a partir das 8h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico 
Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 11,5 sem número – Vila Guarani – São Paulo. 

Time São Paulo 
Os atletas Alessandro Silva e Beth Gomes são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 57 atletas de 11 modalidades. 

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
Os atletas Alessandro Silva e Beth Gomes são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia. 

Patrocínios 
O atletismo tem o patrocínio da Braskem e das Loterias Caixa. 
O halterofilismo tem o patrocínio das Loterias Caixa. 

CONFIRA O CATÁLOGO VIRTUAL DA COMPETIÇÃO

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery