Os Campeonatos Brasileiros começaram a ser organizados e realizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em 2018. Desde então, apenas em 2020 não houve competições, devido à pandemia de Covid-19. Além do atletismo e do halterofilismo, haverá disputas de outras duas modalidades até o fim do ano. O Brasileiro de natação ocorrerá entre os dias 12 e 14 de maio, também no CT Paralímpico, enquanto o de tiro esportivo será realizado de 21 a 23 de outubro, no Rio de Janeiro.
Nesta semana, tanto nas provas de atletismo quanto nas de halterofilismo, haverá encontros entre medalhistas paralímpicos e jovens promessas do paradesporto brasileiro. A pista e o campo do CT vão receber diversos atletas que subiram ao pódio nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020: Alessandro Silva, ouro e recordista paralímpico no lançamento de disco na classe F11 (para atletas cegos); Beth Gomes, ouro e recordista mundial no lançamento de disco na classe F52; Petrúcio Ferreira, ouro e recordista paralímpico nos 100 m na classe T47, entre outros.
Além deles, seis atletas revelados na Escola Paralímpica de Esportes do CPB, projeto voltado para a iniciação esportiva de crianças e jovens, também estarão presentes no Campeonato Brasileiro de atletismo. É o caso do velocista João Santos, 14, estreante na competição. No ano passado, durante o Meeting Paralímpico Loterias Caixa, em São Paulo, o paulistano, da classe T11 (para cegos), terminou os 100m em 12s40, o que seria o 27º melhor tempo do mundo na prova em 2021. Inclusive, João é o único atleta sub-15 que constava no top 30 mundial dos 100 m em sua classe na última temporada.
“Este é um evento que dá continuidade ao nosso calendário e que prepara os atletas para atingirem seus resultados e objetivos. Ele é válido para o ranking mundial e terá a presença de um delegado técnico internacional”, explicou João Paulo da Cunha, coordenador de atletismo do CPB.
Halterofilismo
Nas disputas de halterofilismo, cinco dos sete atletas que representaram o Brasil na modalidade durante os Jogos de Tóquio se inscreveram para a competição. Entre eles, a medalhista de ouro Mariana D’Andrea (categoria até 73 kg).
Jovens que estão despontando em competições nacionais e internacionais também participarão das provas. Clayton Duarte Costa, 16, é um dos atletas da nova geração que começaram a se destacar na modalidade. O paulista de Itu já até disputou um torneio internacional pela Seleção Brasileira de halterofilismo, o Mundial da Geórgia, no ano passado, quando ficou em quarto lugar na categoria até 59kg.
O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de halterofilismo será a última competição antes do prazo final (8 de maio) para a inscrição para o Campeonato Regional das Américas (Open) da modalidade, que será realizado nos Estados Unidos, em julho. O Open será o primeiro torneio oficial que a Seleção Brasileira da modalidade terá pela frente no calendário de 2022.
“O Brasileiro será a última oportunidade dos técnicos avaliarem os atletas que estão com índices para o Open das Américas e ainda em observarem os que vierem por ventura bater alguma marca interessante”, disse Murilo Spina, coordenador técnico da modalidade no CPB.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir ambas as competições podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o(s) evento(s) e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. O uso de máscara será obrigatório. Nos dias do(s) evento(s), deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de atletismo e de halterofilismo
Dias e horários: de 5 a 7 de maio – a partir das 8h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 11,5 sem número – Vila Guarani – São Paulo.
Patrocínios
O atletismo tem o patrocínio da Braskem e das Loterias Caixa.
O halterofilismo tem o patrocínio das Loterias Caixa.
A Escola Paralímpica de Esporte conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)