Os Campeonatos Brasileiros começaram a ser organizados e realizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em 2018. Desde então, apenas em 2020 não houve competições, por causa da pandemia de coronavírus. Além de atletismo e halterofilismo, haverá disputas de outras duas modalidades até o fim do ano. O Brasileiro de natação ocorrerá entre os dias 12 e 14 de maio, também no CT Paralímpico, enquanto o de tiro esportivo será realizado de 21 a 23 de outubro, no Rio de Janeiro.
Nas provas de atletismo, diversos atletas que conquistaram medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio estarão presentes, como: Alessandro Silva, ouro e recordista paralímpico no lançamento de disco na classe F11 (para atletas cegos); Beth Gomes, ouro e recordista mundial no lançamento de disco na classe F52; Petrúcio Ferreira, ouro e recordista paralímpico nos 100 m na classe T47, entre outros.
“Este é um evento que dá continuidade ao nosso calendário e que prepara os atletas para atingirem seus resultados e objetivos. Ele é válido para o ranking mundial e terá a presença de um delegado técnico internacional”, explicou João Paulo da Cunha, coordenador de atletismo do CPB.
Nas disputas de halterofilismo, cinco dos sete atletas que representaram o Brasil na modalidade durante os Jogos de Tóquio se inscreveram para a competição. Entre eles, a medalhista de ouro Mariana D’Andrea (categoria até 73 kg).
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir ambas as competições podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o(s) evento(s) e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. O uso de máscara será obrigatório. Nos dias do(s) evento(s), deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de atletismo e de halterofilismo
Dias: de 5 a 7 de maio
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 11,5 sem número – Vila Guarani – São Paulo.
Patrocínios
O atletismo tem o patrocínio da Braskem e das Loterias Caixa.
O halterofilismo tem o patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)