Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Medalhistas paralímpicos dão início ao Conexão Paralímpica em João Pessoa

O paraibano Petrúcio Ferreira conduz tocha em cerimônia do Conexão Paralímpica | Foto: Ale Cabral / CPB

O Conexão Paralímpica começou nesta quinta-feira, 13, em João Pessoa (PB), com a participação de cerca de 500 atletas. O evento, que estreia neste ano no calendário esportivo do Movimento Paralímpico, abrange três competições: Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros – que reúne atletas dos Centros de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). 

Na manhã desta quinta-feira, 13, ocorreu a cerimônia de abertura na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD), e contou com a presença de Mizael Conrado, presidente do CPB, Yohansson Nascimento, vice-presidente do CPB, Ramon Pereira diretor de desenvolvimento esportivo do CPB, Marcos Garcia, diretor do Centro de Treinamento Paralímpico.

“Esse é um dia de muita alegria. João Pessoa, a capital de todos os paraibanos, tornou-se a capital de todos os brasileiros do paradesporto, pelo menos por uma semana. A gente celebra o começo do Conexão Paralímpica, que está alinhada com o planejamento estratégico do CPB”, disse Mizael Conrado, presidente do CPB e bicampeão paralímpico no futebol de cegos.

O paraibano campeão paralímpico e mundial Petrúcio Ferreira (classe T47) foi o responsável por levar a tocha e acender a pira do Conexão Paralímpica. O também medalhista paralímpico e mundial Cícero Nobre (F57) recebeu a tarefa de declarar a abertura oficial do evento. Ele participará das Paralimpíadas Universitárias no lançamento de dardo, pela Uninassau da Paraíba.

“Fico muito feliz pela Paraíba receber um evento inédito e importante como este. Para mim, é um orgulho”, afirmou Petrúcio Ferreira, o atleta paralímpico mais rápido do mundo.

O Clube Pessoense de tiro abrigou as primeiras disputas das Paralimpíadas Militares nesta manhã. As provas de atletismo e natação do Intercentros foram as primeiras na tarde desta quinta-feira, 13, na Vila Olímpica da Parahyba. As disputas contemplam atletas de 11 a 17 anos, e por este motivo, as provas possuem metragem diferenciada como 60m e 75m.

O Conexão Paralímpica segue até este sábado, 15. A programação contará também com apresentações e experimentações de halterofilismo, rúgbi em cadeira de rodas e vôlei sentado na Vila Olímpica Parahyba nos três dias de competições.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Conexão Paralímpica em João Pessoa (PB) podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço

Intercentros
Data e horário: 13/10 (a partir das 14h), 14 e 15/10 (a partir das 8h)

Vila Olímpica Parahyba
Endereço: R. Desportista Aurélio Rocha, S/N – Estados, João Pessoa – PB
modalidades: atletismo, badminton e natação

Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha
Endereço: Av. Santa Catarina, 396 – Estados, João Pessoa – PB
modalidade: bocha

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery