Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

João Pessoa recebe Conexão Paralímpica a partir desta quinta-feira, 13; conheça o evento inédito que reúne três competições

A capital paraibana recebe o Conexão Paralímpica, evento que abrange três competições: Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros – que reúne atletas dos Centros de Referência do CPB. O evento acontecerá pela primeira vez e ao todo, estão inscritos 553 atletas. As disputas acontecerão entre os dias 13 e 15, em João Pessoa (PB).

Idealizado e realizado pelo CPB, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Esportivo, o Conexão Paralímpica estreia no calendário esportivo do CPB. 

O Conexão Paralímpica contará com disputas de atletismo, badminton, bocha, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco e tiro esportivo. 

“O CPB inova mais uma vez ao reunir três faixas etárias e categorias diferentes. Cada um desses grupos tem objetivos diferentes. Do Intercentros é dar continuidade aos atendimentos, incentivar os alunos e professores. Já para os Universitários, além de oportunizar a demonstração de seus desempenhos, é que eles possam associar seus conhecimentos de graduação ao Movimento Paralímpico. Percebemos que conseguimos selecionar os militares para competir no tiro com arco e no tiro esportivo, e que com o treinamento adequado, eles poderão representar o Brasil”, explica Ramon Pereira, diretor de desenvolvimento esportivo do CPB.

Conheça cada uma das competições

Paralimpíadas Universitárias
As Paralimpíadas Universitárias contarão com 329 competidores em disputas de atletismo, badminton, bocha, judô, natação e tênis de mesa. Esta é a primeira vez que a competição acontecerá fora do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Dentre os inscritos, estão Thalita Simplício e Cícero Nobre, medalhistas no Mundial de Dubai 2019 de atletismo e nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Eles representarão a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Uninassau, respectivamente.

A competição, que acontece desde 2017, tem por finalidade estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. No ano passado, a competição contou com mais de 300 atletas.

Intercentros
Já o Intercentros, que será realizado pela primeira vez, reunirá 121 atletas procedentes dos Centros de Referência, de 11 estados, em provas de atletismo, badminton, bocha, natação. Os Centros de Referências fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, e têm o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento. 

“Me sinto honrada por participar do Intercentros. Será a primeira vez que o CPB realiza esta competição e ficará marcado na história. As minhas expectativas estão altíssimas. Quero adquirir mais experiência, melhorar minhas técnicas e ganhar uma medalha, se Deus quiser”, comentou Laissa Guerreira, atleta da bocha do Centro de Referência da Paraíba.

Paralimpíadas Militares
Outra competição que terá a sua primeira edição são as Paralimpíadas Militares, que contarão com disputas de atletismo, natação, tiro com arco e tiro esportivo. Ao todo, estão inscritos 103 atletas (militares e agentes de segurança pública civis com deficiência física e visual, das Forças e Instituições de todo o território nacional). 

As Paralimpíadas Militares é uma das ações do Programa Militar Paralímpico (PMP), que tem como principal objetivo apresentar ao seu público-alvo o esporte paralímpico como uma ferramenta de aprimoramento de sua qualidade de vida. Como segundo objetivo, o PMP visa também a detecção de possíveis talentos esportivos. O Programa conta ainda com o Camping Militar, que teve a última edição em julho, em Campinas.

A cerimônia de abertura do Conexão Paralímpica está marcada para quarta-feira, 13, às 10h, na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD). 

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Conexão Paralímpica em João Pessoa (PB) podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Conexão Paralímpica

Data: 13, 14 e 15 de outubro
Horário: a partir das 8h

Vila Olímpica Parahyba
Endereço: R. Desportista Aurélio Rocha, S/N – Estados, João Pessoa – PB

Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha
Endereço: Av. Santa Catarina, 396 – Estados, João Pessoa – PB

Clube Pessoense de Tiro
Endereço: Rua Cel. Mendes Ribeiro – Rodovia PB-004, R. Engenho Santo Amaro, Santa Rita – PB

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery