Desde 4 de julho, os participantes têm treinado ambos os esportes disponíveis no Camping, exceto aqueles que já são atletas em uma das modalidades. Neste caso, eles tiveram que optar por aquela que pratica.
Assistente do Departamento de Desenvolvimento Esportivo do CPB e responsável pelo PMP, Luis Fernando Cavalli explicou que, em três dias de evento, os militares e agentes de segurança iniciantes na prática esportiva já tiveram contato com os dois esportes e passaram por avaliações para a detecção de possíveis talentos no tiro com arco e tiro esportivo. “Quando o Camping acabar, eles vão receber um feedback mais assertivo sobre qual modalidade terão mais chances de prosperar”, disse.
Além disso, os participantes também foram submetidos a avaliações físicas sob a supervisão de profissionais da Ciência do Esporte do CPB. “Ainda disponibilizamos um acompanhamento psicológico, com psicólogos do CPB, algo que é fundamental no alto rendimento, principalmente no tiro esportivo e tiro com arco”, concluiu.
No próximo domingo, 10, em parceria com o Exército Brasileiro, o evento será encerrado com duas competições na EsPCEx: as Olímpiadas do Exército, que, pela primeira vez, vão contar com atletas paralímpicos no tiro com arco, e o Torneio Bicentenário da Independência, aberto a todos os atletas integrantes do Camping e com disputas também no tiro esportivo.
Os 46 militares e agentes presentes no evento têm passagens, alimentação, hospedagem e uniformes pagos pelo CPB. O objetivo do Comitê é desenvolver, capacitar e identificar talentos em ambas as modalidades, que fazem parte do programa dos Jogos Paralímpicos.
Serviço
1ª edição do Camping Militar Paralímpico 2022
Dia das competições: domingo, 10 de julho
Local: Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)
Endereço: Av. Papa Pio XII, 350 – Jardim Chapadão, Campinas/SP
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)